"João Campos é candidatíssimo ao governo de PE", diz líder do PSB em debate na Rádio Jornal

Oposição questiona entregas de João Campos e insinua uso indevido de verba pública; PSB reage e exalta obras, saúde e educação no Recife; confira

Publicado em 10/07/2025 às 18:46
Google News

Os rumos políticos e legislativos da Câmara de Vereadores do Recife foram debatidos nesta quinta-feira (10), em encontro que reuniu representantes da situação e da oposição na Rádio Jornal.

Participaram do debate os vereadores Samuel Salazar (MDB), líder do governo; Rinaldo Júnior (PSB), líder do PSB; Felipe Alecrim (NOVO), da oposição e também líder do partido; e Eduardo Moura (NOVO), integrante da bancada opositora.

Assista ao debate completo aqui

Empréstimos da gestão João Campos

Logo no início do debate, Felipe Alecrim afirmou que os empréstimos na gestão atual do prefeito já "superam 4,5 bilhões nesses dois mandatos do prefeito".

Ele chegou a brincar e descrever o prefeito João Campos como aquele que "adquire mais empréstimo em linha reta do mundo".

"Se você olhar o papel do PSB na Alepe, por exemplo, de oposição, o Governo do Estado tá ali há 4 meses tentando aprovar e empréstimos que na teoria trariam melhorias para o nosso estado. E hoje os empréstimos são aprovados com muita facilidade no Recife. Ou seja, a própria bancada do PSB na Alepe trava esse processo, inclusive falando sobre ausência de transparência."

"E quando a gente critica aqui esses empréstimos [...] a gente olha e percebe a falta de coerência, porque os projetos chegam aqui sem nenhuma transparência e clareza de onde vão ser aplicados", concluiu.

Em reposta, Rinaldo Júnior saiu em defesa do prefeito João Campos ao dizer que "a Alepe já aprovou mais de R$ 9 bilhões de reais em empréstimo para a governadora", mas a diferença dela para João Campos é que ela "não executa esse recurso".

"Dos 9 bilhões, apenas 50% foram executados. Do lado de cá, não. João tem feito, João tem entregado. Só na saúde básica, a ampliação foi de 56% para 80% do território. Mais de 160 unidades escolares do Recife foram reformadas, reconstruídas ou requalificadas."

Oposição não vê mudanças em Recife

Eduardo Moura, por sua vez, expressou impressões bastante críticas sobre a situação da cidade.

Ele afirmou que não consegue visualizar as entregas que Rinaldo Júnior mencionou durante a entrevista.

"[Não tenho visto] nada do que ele falou. Absolutamente nada. Não sei que Recife é esse."

"O Parque Eduardo Campos que já chegou a mais de R$ 110 milhões só de aditivo e não saiu da lama. Que escola foi requalificada? Aquelas escolas que eu fui, uma com uma foça no meio, outra sem energia há dois meses."

"O Recife, hoje, se ele disser assim, é um canteiro de obra, eu concordo. É um canteiro de obra que foi colocado um tapume. Iniciou e não terminou. A verba veio, mas não foi executada, como ele tá falando aqui."

Sobre a mobilidade, Felipe Alecrim declarou que o "Recife tem hoje o pior trânsito do país".

Ele também destacou o aumento de pessoas vivendo em situação de rua em "qualquer bairro", sem projetos de sucesso para retirá-las.

Em defesa da atual gestão, Rinaldo argumentou que a cidade tem "entregas" e que o prefeito "pega no serviço todos os dias" para atender às necessidades da população, especialmente daqueles que mais precisam.

O vereador se posicionou como parte do "time que faz", em contraste com a oposição que ele descreve como o "time que fala".

Viagens de João Campos

Eduardo Moura afirmou que o prefeito estava em sua "quinta viagem internacional em seis meses" e insinuou que o prefeito estaria usando "dinheiro público" para "viagens particulares".

O vereador desafiou o prefeito a provar que não está usando dinheiro público em suas viagens.

"Prefeito, me prove que não tá usando o dinheiro público. Tá desafiado. Duvido topar, porque não tem coragem para provar. Não tem coragem".

O vereador chegou a revelar que o "documento [para um pedido] de impeachment [do prefeito] está pronto".

Eduardo Moura candidato a governador em 2026?

Eduardo Moura foi questionado sobre rumores de que poderia disputar o governo de Pernambuco em 2026.

O vereador minimizou a especulação e disse que ainda está em fase de aprendizado no Legislativo recifense.

"É o que o recifense quer saber? Não. Eu sou vereador do Recife. Eu tô aprendendo a fazer esse negócio agora. Eu fiscalizo e tô aprendendo aqui com os mais antigos", disse.

"Se for uma coisa que em 2026 vai aparecer aí — já falaram sobre deputado —, isso eu deixo com o futuro, deixo com Deus e com o partido que decide", completou.

João Campos candidato a governador em 2026?

Rinaldo Júnior (PSB) afirmou com convicção que o atual prefeito da capital, João Campos, será candidato ao Governo de Pernambuco em 2026.

"João Campos é candidatíssimo ao governo do estado, preparado. Diferentemente dele [Eduardo Moura] que ainda tá em dúvida, João tá preparado para ser governador", afirmou.

Em sua última fala, Rinaldo provocou Eduardo Moura (NOVO) enquanto exaltou o prefeito da capital pernambucana.

"Enquanto Eduardo Moura acabou de dizer que não enxerga o que João entrega, nesse exato momento ele [João Campos] tá agora entregando mais um centro CREA. Enquanto vocês fazem gosto ruim, João tá trabalhando pela cidade do Recife", concluiu.

Saiba como acessar o JC Premium

Tags

Autor