Vice-governadora Priscila Krause acompanha crise das chuvas: "todo o sistema foi acionado"
Gestora afirmou que o monitoramento das áreas de risco está sendo feito em tempo real nesta quinta, com Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

Em meio às fortes chuvas que atingem Pernambuco desde a noite da última quarta-feira (14), a vice-governadora Priscila Krause (PSD) afirmou que o monitoramento das áreas de risco está sendo feito em tempo real, com Defesa Civil e Corpo de Bombeiros mobilizados.
Diretamente do Centro Integrado de Comando e Controle (CICCE), a gestora relatou ao programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, nesta quinta-feira (15), que o trabalho de enfrentamento às chuvas está sendo realizado desde o início dos alertas.
“A gente começou esse trabalho desde dos primeiros momentos do alerta, esse trabalho mais ostensivo, mas o trabalho prévio já vinha sendo feito. O estado já tinha iniciado o processo de operação inverno na integração com os municípios, inclusive cerca de duas semanas atrás, eu participei da abertura do evento, que faz essa integração da Defesa Civil Estadual com as Defesas Civis Municipais”, explicou.
“Diante da situação, quando ela se estabelece, todo o sistema é imediatamente acionado e a gente fica em contato direto com os municípios”, acrescentou.
.
Duas mortes na Imbiribeira
Krause lamentou as duas mortes ocorridas no bairro da Imbiribeira na noite da última quarta, em decorrência de choque elétrico numa avenida alagada. “As equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas imediatamente para retirar os corpos, enfim, dar todos os encaminhamentos. A Neoenergia se pronunciou, foi uma ligação clandestina. A gente espera que não tenha nenhuma outra ocorrência mais grave”, afirmou.
Apesar do grande volume de água em um curto espaço de tempo, a governadora em exercício ressaltou que não houve até o momento outras ocorrências graves. “As áreas de risco estão sendo monitoradas, os municípios estão com suas Defesas Civis, as suas equipes em campo, as nossas equipes estão auxiliando. Ontem tivemos equipe auxiliando o município de Olinda, tenho mantido o contato com prefeitos da região”, detalhou.
Risco de barreiras e áreas de morro
Sobre os riscos de deslizamentos em barreiras, Krause disse que não há ocorrências registradas até o momento. “Os pontos de risco estão devidamente atualizados, em decorrência de um trabalho feito pela nossa Defesa Civil em parceria com os municípios”, explicou.
Ela destacou o monitoramento especial em áreas críticas, como nos municípios de Paulista e Jaboatão dos Guararapes. “A população precisa sim ficar em alerta. O município de Paulista, por exemplo, fez uma movimentação ontem, retirando algumas pessoas. O prefeito Mano [Medeiros, de Jaboatão] tem estado permanentemente na sala de situação. A prefeita Mirella [Almeida, de Olinda] também, olhando exatamente essas áreas de morro”, completou.
Situação na Mata Sul é acompanhada com atenção
A governadora em exercício descreveu a situação da Mata Sul como preocupante, especialmente devido aos reservatórios com níveis elevados, mas ponderou que "as equipes estão trabalhando junto aos municípios para que essas populações fiquem em alerta o tempo inteiro”.
Ela alertou para a possibilidade de chuvas mais intensas na região nos próximos dias. “Existe uma previsão para que esse movimento, na Mata Sul, permaneça e até chegue um pouco mais forte na segunda-feira. A gente precisa ver se isso se confirma ao longo das análises da APAC”, explicou, destacando a articulação de reuniões com prefeitos da região para definir medidas preventivas.
Ajuda federal será solicitada se necessário
Questionada sobre a necessidade de apoio do governo federal, Krause afirmou que ainda não há números significativos de desabrigados ou desalojados, mas não descartou a solicitação de ajuda. “A Defesa Civil funciona como um sistema. Os municípios disponibilizaram abrigos, caso seja necessário, mas ainda não temos pessoas nessa situação. Se for necessário, nós acionaremos o governo federal, sim”, garantiu.
Raquel Lyra em Nova York
A governadora Raquel Lyra (PSD), que está em Nova York, nos Estados Unidos, desde o último domingo (11) participando de eventos corporativos, publicou uma nota nas redes sociais dizendo estar acompanhando a situação das chuvas em Pernambuco.
"Estou em missão oficial aqui nos Estados Unidos [...], mas, desde ontem, estou monitorando a situação das chuvas que atingem a RMR e a Zona da Mata. Desde ontem, também, designei a nossa vice-governadora, Priscila Krause, para coordenar todas as ações diretamente do nosso Centro Integrado de Comando e Controle. Nossa Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão de prontidão atendendo toda e qualquer ocorrência", escreveu Raquel Lyra.
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />