Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fala na Rádio Jornal sobre Dia D de vacinação contra a gripe em Pernambuco

O ministro afirma que vacina ficará disponível o ano todo, destaca que a intenção é aumentar a cobertura vacinal e critica desinformação sobre o tema

Publicado em 09/05/2025 às 9:45 | Atualizado em 09/05/2025 às 14:23
Google News

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou de entrevista no programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, nesta sexta-feira (9) para falar sobre o Dia D de vacinação contra a gripe em Pernambuco.

A ação vai ocorrer no sábado (10) e segundo o ministro, marca um esforço concentrado do Governo Federal para ampliar a cobertura vacinal no Estado, que recebeu cerca de 1,6 milhão de doses do imunizante.

Cumprindo agenda em Pernambuco nesta sexta, Padilha participou da inauguração do Hospital da Mulher de Caruaru, da inauguração da nova ala de radioterapia do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), entre outras atividades.

.

Vacinação contra a gripe o ano inteiro nas unidades de saúde

Durante a entrevista, o ministro destacou que a principal mudança na campanha de vacinação contra a gripe este ano é a disponibilidade permanente da vacina nas unidades básicas de saúde.

“Olha só, essa é uma estratégia nova em relação à campanha da gripe, que foi estabelecida pelo Ministério da Saúde esse ano, que é a vacina ficar o ano todo nas unidades de saúde, não está fazendo só o período da campanha”, explicou Padilha.

Segundo ele, a lógica anterior, centrada em ações concentradas no primeiro semestre, não garantia cobertura adequada da população mais vulnerável, especialmente nos meses posteriores.

Dia D acontece neste sábado (10)

O ministro reforçou que ações como o Dia D são fundamentais para mobilizar a população e garantir maior alcance da vacinação, especialmente entre os públicos prioritários.

A ação faz parte da campanha nacional de vacinação contra a gripe, que teve início em 7 de abril e busca imunizar mais de 80 milhões de brasileiros dos grupos prioritários.

A estratégia do Dia D é uma parceria entre o Governo Federal e as secretarias estaduais e municipais de saúde, como forma de intensificar a vacinação, facilitar o acesso da população e ampliar a visibilidade da campanha. Em Pernambuco, o dia D é neste sábado (10).

Padilha critica desinformação sobre vacinas

Ao longo da entrevista, o ministro foi categórico ao criticar a forma como a vacinação foi tratada nos últimos anos no Brasil. Segundo ele, houve um "verdadeiro desserviço" por parte da gestão anterior, marcado por ataques à credibilidade das vacinas.

“O governo anterior fez um verdadeiro desserviço, de espalhar mentiras, de não apostar na vacinação, de fazer chacotas sobre a vacina, falava que quem tomasse a vacina ia virar jacaré”, criticou Padilha.

O ministro apontou que esse cenário não é exclusivo do Brasil, mas se insere em um movimento global de desinformação, e que o atual governo está empenhado em reconstruir a confiança da população Programa Nacional de Imunização (PNI).

Continue acompanhando a programação da Rádio Jornal

Tags

Autor