Três cervejas brasileiras conquistam ouro no maior concurso cervejeiro do mundo

Três rótulos nacionais foram premiados com medalha de ouro, elevando o prestígio da produção artesanal brasileira no cenário internacional

Publicado em 08/05/2025 às 15:46
Google News

O Brasil brilhou na 16ª edição do World Beer Cup, considerado o maior concurso cervejeiro do planeta, realizado em Indianápolis, nos Estados Unidos.

Três rótulos nacionais foram premiados com medalha de ouro, elevando o prestígio da produção artesanal brasileira no cenário internacional.

A Cervejaria 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu, foi o grande destaque nacional, com dois ouros.

A cerveja Quadruppel 277 venceu a categoria Belgian-Style Strong Specialty Ale com uma receita robusta, envelhecida por 12 meses em barris de Castanheira — os mesmos usados para maturar cachaça — e finalizada com adição de melado.

A cerveja é escura, encorpada e aromática, com notas de frutas passas e vinho do Porto.

O segundo ouro da cervejaria foi conquistado pela Canoa Quebrada, premiada na categoria Gose.

Inspirada no clássico estilo alemão de cervejas ácidas e levemente salgadas, a versão brasileira levou caju na receita, unindo maltes de trigo e cevada com um toque abrasileirado.

Com baixo amargor e final salino, a receita se destacou entre 45 concorrentes.

O terceiro ouro brasileiro foi para a paulista Sim! Cerveja, de Campinas (SP), que faturou o prêmio máximo na categoria Specialty Non-Alcohol Beer com o rótulo Melancia SOUR’n Salt.

Elaborada com melancia, hibisco e um toque de sal, a cerveja sem álcool (0,3% de teor alcoólico) se apresenta avermelhada, turva e refrescante, com notas ácidas equilibradas e perfil gastronômico.

Harmoniza bem com frutos do mar, saladas e carnes mais gordurosas.

A Sim! é pioneira no Brasil por focar exclusivamente em cervejas sem álcool com planta própria, e comercializa sua latinha de 350 ml por R$ 17,90 no e-commerce da marca.

Premiação recorde

O World Beer Cup reuniu, em 2025, 8.375 cervejas inscritas, produzidas por 1.761 cervejarias de 49 países, julgadas por um painel técnico composto por 265 especialistas de 37 nacionalidades.

Ao todo, 334 medalhas foram distribuídas em 112 categorias.

As categorias mais disputadas da edição foram:

Juicy ou Hazy India Pale Ale: 290 inscrições

West Coast-Style India Pale: 253 inscrições

American-Style India Pale Ale: 208 inscrições

German-Style Pilsener: 186 inscrições

Hoppy Lager: 155 inscrições

As cervejas premiadas da 277 Craft Beer estão disponíveis para degustação no bar da marca, no centro de Foz do Iguaçu.

Tags

Autor