À Rádio Jornal, ministro Wellington Dias afirma que prioridade do governo é tirar o Brasil do mapa da fome

Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome concedeu entrevista, nesta quarta-feira (30), ao programa Passando a Limpo

Publicado em 30/04/2025 às 11:13
Google News

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, afirmou, nesta quarta-feira (30), que um dos objetivos da pasta é tirar o Brasil do mapa da fome. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal

"Nós temos aqui no Ministério do Desenvolvimento Social, o Ministério do Bolsa Família, como diz o povo,  três missões, uma primeira, tirar o Brasil do mapa da fome. O segundo, é a gente ter a superação da pobreza, e com isso a gente garante de um país com menos desigualdade. O Brasil é conhecido como um país com forte desigualdade", comentou o ministro. 

Além do programa Agroamigo, o governo federal, por meio do Banco do Nordeste (BNB), lançou o Programa Acredita no Primeiro Passo, uma iniciativa do MDS que vai destinar R$ 1,6 bilhão em microcrédito a famílias inscritas no Cadastro Único, porta de entrada para os programas sociais.

"O Programa Acredita no Primeiro Passo é crucial na luta contra a fome, permitindo que as famílias superem a insegurança alimentar e conquistem sua autonomia financeira", destacou Wellington Dias.  

Sobre o programa

O Programa Acredita no Primeiro Passo, instituído pela Lei nº 14.995, de 10 de outubro de 2024, é o conjunto articulado de iniciativas do Governo Federal, estabelecidas em parceria com Estados, Distrito Federal, prefeituras, organizações públicas, setores empregadores e da sociedade civil, com o objetivo de superar a exclusão e promover a autonomia socioeconômica pelo aumento da renda, com valorização do trabalho e das capacidades empreendedoras das pessoas do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A iniciativa apoia ações que incentivam a qualificação profissional e a inserção dos cidadãos no mundo do trabalho, por meio do emprego e do empreendedorismo, com promoção do acesso ao microcrédito produtivo orientado e apoio para a estruturação de empreendimentos sustentáveis.

Como participar?

Podem participar do Programa pessoas de 16 aos 65 anos de idade, com informações atualizadas no CadÚnico, sendo priorizada a atenção junto a pessoas com deficiência, mulheres, jovens, negros e membros de populações tradicionais e ribeirinhas.

Saiba como se inscrever na newsletter JC

Tags

Autor