Jaboatão avança em integração metropolitana e projetos estratégicos, aponta Mano Medeiros no Giro Metropolitano
Prefeito de Jaboatão dos Guararapes detalhou ações em andamento do município para a integração metropolitana com outras cidades da RMR

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, foi o entrevistado do videocast Giro Metropolitano, do Sistema Jornal do Commercio, neste sábado (26).
No programa, Mano detalhou obras em andamento e projetos para Jaboatão, enfatizando discussões com outros municípios e a posição de Jaboatão na integração metropolitana.
Cooperação com prefeituras da RMR e apoio do governo Raquel Lyra
Destacando a importância do diálogo entre as prefeituras da Região Metropolitana do Recife (RMR), Mano citou as obras da barragem de Engenho Pereira, capitaneadas pelo Governo do Estado, após problemas que envolviam Jaboatão e Moreno, cidade vizinha. Medeiros também lembrou que o Rio Jaboatão atravessa três municípios da RMR.
"O Rio Jaboatão percorre três municípios antes de desaguar aqui. Por isso, a governadora Raquel Lyra retomou as obras da Barragem do Engenheiro Pereira, com R$ 58 milhões em investimentos", afirmou.
O prefeito citou 17 reuniões técnicas realizadas neste ano com Recife, Moreno e Cabo, resultando em 12 protocolos assinados, incluindo mutirões de limpeza de canais que removeram 42 toneladas de resíduos.
"Temos avançado em pautas comuns, como a limpeza de canais que dividem municípios. Com o prefeito do Cabo, limpamos um canal que está em Jaboatão e no Cabo. Com o prefeito de Moreno, tratamos de canais que deságuam aqui"
Transporte público e mobilidade
Medeiros anunciou a negociação da renovação da frota municipal de ônibus, com apoio do governo federal, e a adesão ao Consórcio Grande Recife. Mano também destacou a importância da estadualização do metrô, que também passa pelo município.
Obras como o viaduto de Vitória, com início previsto para agosto, e duplicação da PE-008 estão programadas. O prefeito também citou as obras do Arco Metropolitano, que, no trecho Sul, passam por Jaboatão.
"O Arco metropolitano vai facilitar muito essa questão de mobilidade e acesso aos municípios da Região Metropolitana. Jaboatão é beneficiado também"
Desenvolvimento Econômico
Mano Medeiros celebrou a chegada do centro de distribuição da empresa chinesa Shopee, que terá operação iniciada em maio em Jaboatão, se tornando o segundo maior centro da empresa no Brasil, atrás apenas de Guarulhos, em São Paulo. De acordo com o prefeito, o centro gerará 1.500 empregos no município.
"Jaboatão tem assumido uma posição de destaque, porque tem uma área territorial muito ampla, que facilita essa questão da gente fazer a estrutura que facilita a chegada dessas empresas e o investimento para que atenda aqui a Região Metropolitana"
Mano também lembrou que as obras do Arco Metropolitano podem intensificar a chegada de novas empresas na cidade.
"A nossa área ali da BR-101, é uma área que será muito beneficiada com a com a chegada do Arco Metropolitano, com investimento por parte dessas empresas que estão um olhar diferente para a Região Metropolitana do do Recife", disse.
A entrevista completa pode ser acessada nas plataformas do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.