Prefeito de Itamaracá fala sobre projetos e desafios para o município: "Em quatro anos, quero ver a ilha renascida"
Paulo Galvão foi o entrevistado do videocast Giro Metropolitano, onde falou sobre infraestrutura, turismo e a desativação do presídio Barreto Campelo

O prefeito de Itamaracá, Paulo Galvão, foi o entrevistado do episódio deste sábado (12) do videocast Giro Metropolitano, veiculado na Rádio Jornal e nas plataformas digitais do Sistema Jornal do Commercio. Na entrevista, Paulo detalhou os desafios que tem enfrentado na Ilha, que cumpre papel importante no Litoral Norte de Pernambuco.
Paulo revelou planos de sua gestão para desenvolver o turismo e superar desafios estruturais da ilha, citando questões financeiras e a desmobilização do presídio Barreto Campelo, demanda antiga de moradores e turistas.
A desmobilização do complexo penitenciário foi apontada por Galvão como um marco para Itamaracá. "Por 80 anos, a ilha carregou o fardo de ser o 'depósito de presos' de Pernambuco. Agora temos a chance de mudar essa imagem", declarou.
O prefeito também revelou que existe uma discussão com o governo estadual para definir como o terreno do presídio será utilizado, mas defendeu a instalação de equipamentos públicos no local, como uma escola técnica ou um anexo da Universidade Federal Rural.
Desafios e projetos
Diante das necessidades do município, Galvão destacou que um dos principais obstáculos da gestão é a baixa arrecadação, com inadimplência de cerca de 80% no IPTU.
"Muitos alegam que não pagam porque não veem serviços. Estamos trabalhando para mudar essa percepção, mas a transformação não ocorre da noite para o dia", disse.
Paulo também destacou a confiança na retomada do turismo no município, como uma oportunidade de crescimento para os próximos quatro anos. Sobre o futuro, Paulo diz que enxerga "com otimismo" as possibilidades para Itamaracá e quer ver a ilha "renascida".
"Estamos organizando as finanças, buscando parcerias e trabalhando para transformar Itamaracá num destino turístico de qualidade. Em quatro anos, quero ver a ilha renascida, com sua beleza reconhecida e sua população orgulhosa", disse.
Entre as obras destacadas, Paulo enfatizou o projeto de um teleférico que liga a Vila Velha ao Forte Orange, com vista para a Trilha dos Holandeses.
De acordo com o prefeito, o Litoral Norte tem recebido um "novo olhar" da atual gestão estadual. "Agora percebemos um novo olhar do governo estadual para todo o Litoral Norte, não só para Itamaracá, mas também Paulista, Itapissuma e Goiana", afirmou.