Novos secretários estaduais apresentam metas e desafios nas áreas de Esportes e Empreendedorismo em Pernambuco
Ivete Lacerda e Emmanuel Fernandes participaram do Debate da Super Manhã, na Rádio Jornal, e detalharam os planos para suas pastas

Desde março deste ano, duas importantes pastas do Governo de Pernambuco estão sob nova gestão. A Secretaria de Esportes e a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo passaram a ser comandadas, respectivamente, pela advogada Ivete Lacerda e por Emmanuel Fernandes, mais conhecido como Manuca (Avante).
Nesta quinta-feira (10), ambos participaram do Debate da Super Manhã, na Rádio Jornal, e falaram sobre os principais desafios e metas de suas áreas.
Esportes com autonomia e novos projetos
Ivete Lacerda destacou a nova configuração da pasta, que até pouco tempo era integrada à Secretaria de Educação. "A missão é árdua, mas bem interessante. Eu já trabalhei na Secretaria de Esportes em 2011, então tenho conhecimento da estrutura. A gente assume agora para ampliar e fortalecer ainda mais o que já vinha sendo feito", afirmou.
Com a separação da Educação, a Secretaria de Esportes passa a ter autonomia orçamentária. “O orçamento ainda está em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), mas já temos um planejamento definido para 2025 e 2026 com metas claras do que queremos alcançar e entregar à população”, adiantou.
A secretária confirmou que programas importantes serão mantidos e reforçados. Entre as novidades, está o aumento de 20% no valor do Bolsa Atleta para o próximo ano e a construção de mais de 200 areninhas esportivas em municípios do estado.
Qualificação e expansão do empreendedorismo
Na outra ponta, o secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Emmanuel Fernandes, falou sobre a mudança de foco da pasta, que ganhou novo nome com a chegada da governadora Raquel Lyra. “Antes era apenas Secretaria de Trabalho, mas na prática, a gente já atuava com empreendedorismo também. Agora queremos ampliar os serviços para alcançar ainda mais pessoas em todo o estado”, explicou.
Manuca comemorou os avanços no mercado de trabalho em Pernambuco. “Os últimos dados mostram que temos o menor índice de desemprego dos últimos dez anos. Isso prova que estamos no caminho certo. Não dá para resolver o passado, mas o presente e o futuro são nossa prioridade”, afirmou.
O secretário também anunciou metas de expansão para 2025. “Hoje temos 23 Casas do Trabalhador em Pernambuco. Nossa meta é chegar a mais de 50. Além disso, queremos firmar parcerias com prefeituras, que são fundamentais para que os serviços cheguem às cidades menores. A ideia é levar qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo para todos os 184 municípios pernambucanos”, concluiu.
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />