Fórum permanente vai fiscalizar obras estratégicas e discutir prioridades para desenvolvimento em Pernambuco

Debate na Rádio Jornal abordou o Fórum Permanente da Infraestrutura, que mapeia projetos estratégicos em Pernambuco, como a ferrovia Transnordestina

Publicado em 09/04/2025 às 17:28
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O desenvolvimento da infraestrutura de Pernambuco foi o centro do debate realizado nesta quarta-feira (9) na Super Manhã da Rádio Jornal. O programa abordou o lançamento do Fórum Permanente de Infraestrutura, iniciativa que mapeia projetos estratégicos e reúne poder público e entidades privadas, para acompanhar obras pelo Estado.

O debate, liderado pela apresentadora Natália Ribeiro, contou com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Bruno Veloso; o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem em Pernambuco (DER-PE), Rivaldo Melo; e o secretário de Projetos Estratégicos de Pernambuco, Rodrigo Ribeiro de Queiroz.

De acordo com Bruno Veloso, o Fórum visa promover debates técnicos e propor soluções para a infraestrutura estadual. O presidente da FIEPE lembra que a ferrovia Transnordestina foi colocada como tema prioritário no primeiro encontro do Fórum. Uma plataforma online será disponibilizada para o público, que poderá acompanhar o andamento da obra. 

"Vamos publicar boletins informativos com regularidade. A ideia é que qualquer pessoa possa consultar o cronograma, o estágio da obra, tudo que for oficialmente divulgado. É uma ferramenta importante para permitir acompanhamento e cobrança da sociedade", disse.

"Costumo dizer que os pernambucanos precisam puxar a corda juntos para que as coisas avancem", complementou.

Bruno Veloso apontou a necessidade de Pernambuco oferecer logística, energia e infraestrutura adequadas, para não perder espaço para estados vizinhos.

Obras rodoviárias em destaque

O presidente do DER-PE, Rivaldo Melo, destacou os esforços na viabilização de estradas que conectem à ferrovia Transnordestina, enfatizando o trecho Sul do Arco Metropolitano, que terá edital publicado nesta sexta-feira (11). De acordo com Rivaldo, o trecho conectará Suape à via pedagiada Rota do Atlântico, até a cidade de Moreno. O investimento é estimado em R$ 750 milhões.

Ainda de acordo com Rivaldo, é esperado que o trecho, de 25km, em pista duplicada e de classe 1, possa ser percorrido em 15 minutos, a uma velocidade expressa de 100 km/h (quilômetros por hora).

Rivaldo também lembrou que a triplicação da BR-232 deve ser concluída ainda este ano, no trecho até o entroncamento com a BR-408. O presidente do DER-PE também anunciou o início de uma "restauração grande" até Moreno, para o segundo semestre.

Ainda de acordo com Rivaldo, estão sendo desenvolvidos "três grandes projetos" para BR-232, com um investimento de R$ 50 milhões, além de três licitações abertas para a restauração até São Caetano (do trecho duplicado), a duplicação de São Caetano até Arcoverde, e a duplicação de Arcoverde até Serra Talhada.

A PE-060 e rodovias do Litoral Norte e Sul também recebem atenção para garantir melhores condições de tráfego no verão.

Bruno Veloso lembrou que as obras de rodovias também estão sendo monitoradas pelo Fórum. O presidente da FIEPE destacou o crescimento de Vitória de Santo Antão após a duplicação da BR-232 no município e a necessidade de ampliação das obras de infraestrutura para aumentar a produção no Estado.

"Um bom exemplo é Vitória de Santo Antão antes e depois da duplicação da BR-232. Era uma cidade com poucas indústrias. Hoje, 25% do PIB local vem da indústria, acima da média nacional de 24%. Não estamos falando de Suape, mas de uma região interiorana que mudou com acesso logístico", afirmou.

"É por isso que lutamos tanto pela Transnordestina, que permitirá o escoamento da produção de gesso do Araripe para o Porto de Suape, Hoje, essa produção está estagnada. Importamos gesso da Europa enquanto a região do Araripe tem capacidade instalada para triplicar ou quadruplicar sua produção — o que mudaria a vida da população local", complementou.

Ainda de acordo com Veloso, ferrovias e rodovias em Pernambuco podem significar um escoamento de qualidade de produtos.

"Outro exemplo: a produção de grãos no MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) enfrenta dificuldades para escoar via Porto do Maranhão. Com a infraestrutura adequada, poderíamos exportar por Suape — mas estamos a 1.000 km de distância. Isso encarece o produto. Se quisermos ser competitivos, precisamos de escoamento com qualidade, seja por rodovias, seja por ferrovias. Caso contrário, perdemos competitividade", analisou.

Infraestrutura social

O secretário Rodrigo Ribeiro ressaltou que a Secretaria de Projetos Estratégicos tem uma carteira de R$ 4 bilhões em obras prioritárias nas áreas de saúde, educação e segurança. Até junho, a expectativa é que até R$ 3 bilhões em licitações estejam publicadas.

De acordo com Ribeiro, dos R$ 4 bilhões da carteira de projetos, cerca de 80% são de recursos do próprio Estado. 

Ribeiro também destacou a importância do projeto de concessão parcial do saneamento básico, tido como "desafio gigantesco", estimado em R$ 19 bilhões.

"No saneamento, por exemplo, temos um desafio gigantesco. Para universalizar os serviços de água e esgoto, Pernambuco precisa de R$ 35 bilhões. Hoje, temos 84% de cobertura no abastecimento, mas com grande intermitência", afirmou.

Já sobre o futuro do presídio Barreto Campelo, que será desativado, Rodrigo Ribeiro informou que o governo estuda a vocação da área antes de definir o uso.

“Pode ser uma área industrial, mas ainda está em fase inicial de avaliação”, disse.

O próximo tema do Fórum Permanente será a Escola de Sargentos do Exército, que representa um investimento de R$ 2 bilhões e deve impactar diretamente a economia da região onde será instalada.

“Serão 6.500 pessoas entre alunos e oficiais. Estimamos um impacto de R$ 40 milhões por mês em consumo”, destacou Veloso.

O Fórum Permanente de Infraestrutura terá encontros trimestrais com foco em obras específicas. A sociedade poderá acompanhar os resultados por meio de uma plataforma digital de acesso público.

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