Calor e chuva predominam no mês de abril em Pernambuco

Período marca o início da quadra chuvosa na costa leste nordestina, que inclui o Grande Recife e Zona da Mata e de dias mais secos no Sertão.

Publicado em 01/04/2025 às 5:00
Google News

O mês de abril deve ser marcado por variações de temperatura e quantidade de chuvas nas regiões de Pernambuco. As previsões feitas por meteorologistas da Climatempo apontam para cenários dentro da normalidade para as características de cada área do estado, além do efetivo início do outono no país.

RENATO RAMOS/JC IMAGEM
CENTRO HISTÓRICO DE OLINDA E RECIFE - RENATO RAMOS/JC IMAGEM

Início da quadra chuvosa

O mês de abril marca o início da quadra chuvosa no leste pernambucano, que abrange o Grande Recife, a Zona da Mata Norte e a Zona da Mata Sul. De acordo com a Climatempo, as precipitações devem ficar um pouco abaixo da média.

Historicamente, os acumulados na Região Metropolitana giram em torno de 269,2 milímetros distribuídos ao longo de todo o mês. Nas duas áreas da Zona da Mata, a chuva média acumulada no período é de aproximadamente 159,6 milímetros.

Segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), é durante o mês de abril que temos a predominância dos Distúrbios Ondulatórios de Leste, ou Ondas de Leste. Sistema que é responsável por concentrar volumes de chuva significativos em um curto espaço de tempo no litoral pernambucano.

O agreste deve seguir uma tendência de chuva muito parecida com a do Grande Recife e da Zona da Mata. Na região, a média mensal para abril é de 103,0 milímetros. Para o Arquipélago de Fernando de Noronha, a previsão indica acumulados acima da média, que é de 290,3 milímetros.

Saiba como se inscrever na newsletter JC

Menos chuva no Sertão

Por outro lado, a chegada do mês de abril também marca o início do período mais seco no Sertão, que tem uma média de 99,2 milímetros de chuva ao longo de todo o mês.

Contudo, os meteorologistas preveem a continuidade da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa norte do Nordeste. Segundo a Climatempo, o Atlântico Tropical, na costa norte do Brasil, não apresenta diferenças marcantes de temperatura, o que deve manter a ZCIT próxima da posição normal para esta época do ano.

O sistema deve trazer mais chuva para a faixa que vai do Rio Grande do Norte até o Maranhão. Porém, com mudanças pontuais na circulação dos ventos, pode haver o deslocamento de bandas de nuvens vindas da ZCIT para o interior da região, afetando o sul do Piauí e os sertões pernambucano e paraibano.

Calor no Sertão do São Francisco e do Araripe

O interior do Nordeste deve se manter com temperaturas elevadas ao longo do mês de abril. Os mapas meteorológicos indicam um aumento da temperatura máxima em parte do Sertão e esse calor acima da média se concentra nas divisas de Pernambuco com o Ceará, o Piauí e a Bahia.

Na maior parte do Sertão e em toda a extensão do Agreste, as temperaturas tendem a ficar um pouco acima da média para o período.

Já na Região Metropolitana e nas Zonas da Mata Norte e Sul, o calor permanece dentro da média esperada para o mês de abril, que segundo dados da APAC variam dos 22ºC aos 29ºC.

Tags

Autor