Tragédia brasileira e thriller político: criador de ‘Trapaça’ fala sobre podcast que reconta a queda de Collor

Lula Costa Pinto detalha como ‘Trapaça’ transforma em uma radionovela política a história e os dramas familiares por trás da queda de Fernando Collor

Publicado em 28/03/2025 às 12:47
Google News

O jornalista Lula Costa Pinto participou do programa Passando a Limpo desta sexta-feira (28), na Rádio Jornal, para falar sobre seu podcast "Trapaça – A Guerra dos Collor", uma produção que explora os bastidores da entrevista histórica de Pedro Collor, que revelou escândalos que levaram ao impeachment de Fernando Collor, em 1992.

Costa Pinto explicou que o podcast se baseia no seu livro "Trapaça: Saga política no universo paralelo brasileiro", publicado em 2019, e traz à tona os eventos de cinco meses intensos que precederam a famosa entrevista.

Durante esse período, Pedro Collor estava em negociações tensas, relutando em expor sua família e sua relação com o poder, enquanto buscava se destacar como empresário. O episódio se complica ainda mais pela presença de Paulo César Farias, aliado de Fernando Collor, e pela intrincada trama de interesses e ciúmes familiares, especialmente envolvendo a matriarca da família, Dona Leda, e a esposa de Pedro, Tereza Collor.

“Havia um componente de tragédia familiar, de ciúme no plano pessoal. O Pedro tinha certeza que o Fernando cobiçava, invejava a mulher dele, a Tereza Collor”, conta o jornalista. “Tinha também a disputa do amor filial, do amor maternal. O Fernando Collor tinha certeza que a dona Leda, a matriarca da família, preferia o Pedro”.

Uma radionovela da vida real

O podcast, descrito como uma "radionovela da vida real", remete à época das fofocas políticas e dramas familiares que dominaram a cena pública nos anos 90. A narrativa, segundo o jornalista, é uma "tragédia brasileira" marcada por disputas de poder e rivalidades familiares.

Ele acredita que o podcast tem atraído grande interesse do público por recontar a história política de forma envolvente e dramática, com uma narrativa que mistura elementos de jornalismo investigativo com a tensão de uma ficção de alto impacto.

Costa Pinto destaca o papel do roteirista Gabriel Prioli, que optou por contar a história no tempo presente e em primeira pessoa, para enriquecer a experiência do ouvinte. A ambientação sonora também foi elogiada pelo jornalista, com o trabalho de mixagem e trilha sonora realizados pela Tímpano Produções.

“Trapaça” está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts e YouTube Podcast.

Confira a entrevista completa:

Tags

Autor