Colesterol

Qual é o valor normal de colesterol total? Confira

O colesterol é essencial para um bom funcionamento do organismo, mas quando está em níveis elevados, pode trazer complicações a saúde

Cadastrado por

Leonam Souza

Publicado em 29/04/2024 às 9:17
Imagem ilustrativa de aparelhos médicos - PxHere

O colesterol é um tipo de gordura essencial para o bom funcionamento do corpo. Ele atua na produção de hormônios, formação de membrana celulares, faz o transporte de vitaminas e auxilia substâncias que agem na digestão dos alimentos.

Existem dois tipos de colesterol: o LDL (lipoproteína de baixa densidade) e o HDL (lipoproteína de alta densidade). O primeiro é conhecido como colesterol ruim e o segundo por ser bom.

O LDL é responsável por transportar o colesterol do fígado para as células do corpo, mas em níveis elevados, ele pode resultar no acúmulo de placas de gordura nas artérias e aumentar o risco de doenças cardíacas e AVC.

Já o HDL remove o excesso de colesterol das células e o transporta de volta ao fígado para ser eliminado, contribuindo para a proteção contra doenças cardíacas.

.

Leia Também

Valores ideais de colesterol no sangue

De acordo com o Portal Drauzio Varella, os valores ideais de LDL dependem do grau de risco do paciente desenvolver problemas cardiovasculares:

Já as recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) não estabelecem distinções nos níveis ideais de colesterol total, HDL e triglicérides com base no nível de risco.

Sintomas do colesterol alto

O paciente com colesterol alto pode ser assintomático, ou seja, se sentir bem mesmo estando com o colesterol total ou o LDL acima do ideal. Sendo assim, os sintomas estão relacionados a complicações causadas pelo problema.

Os principais sintomas são:

VEJA TAMBÉM: O colesterol alto pode ser hereditário?

Qual é o tratamento para o colesterol alto?

Segundo o site da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o melhor caminho é evitar complicações, então a reeducação alimentar e a prática de hábitos saudáveis são essenciais para isso.

É ideal moderar o consumo de carnes vermelhas, gordura trans, frituras e alimentos ultraprocessados.

Quando não tratado, quadros como a doença hepática gordurosa não alcoólica, desencadeada pelo colesterol alto, podem evoluir para casos graves de formas inflamatórias fibrosantes, cirrose hepática ou carcinoma hepatocelular (CHC).

*Com informações de Drauzio Varella, Ramos Medicina Diagnóstica e Ebserh.

Tags

Autor

Webstories