Vitamina B12

Excesso de vitamina B12: entenda as consequências e possíveis causas

Pacientes com altos níveis de B12 devem consultar seu médico para uma avaliação completa e para investigar os danos causados

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonam Souza

Publicado em 26/04/2024 às 14:16 | Atualizado em 26/04/2024 às 14:27
Notícia

A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é de extrema importância na produção de DNA e RNA, na formação de células sanguíneas e neurônios, e na construção da bainha de mielina.

Os baixos níveis de B12 causa anemia megaloblástica e perniciosa, especialmente em vegetarianos, veganos e maiores de 50 anos. A deficiência de B12 enfraquece o sistema imunológico, segundo artigo publicado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

As principais fontes da vitamina são carnes bovinas e suínas, além de vísceras, como o fígado. Mas a substância pode ser encontrada também em aves, leite, ovos e cereais enriquecidos.

O excesso de vitamina B12 é prejudicial à saúde?

A quantidade média de B12 recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é 2,4 microgramas (mcg), por dia, para adultos. Um ovo cozido contém, em média, 1 mcg de vitamina B12, por exemplo.

Quando ocorre um excesso nessas quantidades, o fígado, que é o principal local de armazenamento da vitamina, pode sofrer danos hepáticos. O acúmulo desse nutriente pode levar a pessoa a desenvolver problemas como hepatites.

Não há risco de intoxicação com a vitamina B12, pois o corpo elimina o excesso naturalmente, mas doses elevadas podem aumentar o aparecimento de espinhas.

.

Condições associadas à elevação de vitamina B12

  • Uso de medicações: Vitamina B12, isolada ou em suplementos vitamínicos, uso de estrogênios, anticonvulsivantes, vitamina A e vitamina C.
  • Hepatopatias: Alcoólica, hepatites virais, esteatose hepática não alcoólica, cirrose.
  • Doenças crônicas: Obesidade, doença pulmonar obstrutiva crônica, desnutrição proteica, diabetes, doença renal crônica, insuficiência cardíaca grave.
  • Doenças inflamatórias: Artrite reumatóide, Lúpus Eritematoso Sistêmico.
  • Doenças mieloproliferativas: Leucemias, mieloma múltiplo, Doença de Hodgkin, policitemia vera, leucemia eosinofílica crônica, mielofibrose primária.
  • Neoplasias: Trato intestinal superior, fígado (tumor primário e metástases), pâncreas, pulmão e hematológicas.

VEJA TAMBÉM: Quatro sintomas da carência de vitamina B12 no organismo

Qual é o tratamento para hipervitaminose?

O tratamento para o excesso de vitamina do organismo envolve apenas a interrupção do consumo excessivo de suplementos, e o excesso de vitaminas será eliminado pelos rins na urina.

Pacientes com altos níveis de B12 devem consultar seu médico para uma avaliação completa e acompanhamento do profissional para investigar os danos causados. É fundamental manter uma dieta balanceada, que forneça todas as vitaminas necessárias.

*Com informações de TelessaúdeRS-UFRGS, Laboratorio Vida, Alta Diagnósticos e Laboratório Lustosa.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor