NUTRIÇÃO

Alimentos para melhorar a imunidade baixa: frutas para você incluir na sua dieta

Especialista dá dicas sobre alimentos que nos ajudam a melhorar a imunidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Emanuel Gomes

Publicado em 11/04/2024 às 10:27
Notícia
X

Com a gripe, resfriado, dengue e outras arboviroses assolando o Brasil, as pessoas estão naturalmente preocupadas com a própria imunidade.

Entre adultos e crianças, é necessário cuidar da alimentação para ajudar na imunidade. Mas que tipos de alimentos são mais eficazes? 

Confira abaixo, os melhores alimentos para incluir na sua dieta.

>> Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue em 2024

Imunidade baixa: alimentos podem realmente ajudar a melhorar?

Muitas pessoas têm dúvidas se os alimentos podem ser eficazes para ajudar na imunidade baixa.

A nutricionista Juciany Medeiros, em entrevista à Rádio Jornal, confirma que sim! Os alimentos são benéficos e podem aumentar a imunidade.

Mas antes de tudo, o primeiro passo é a hidratação: "Primeiramente beber bastante água principalmente porque a nossa temperatura fica mudando toda hora".

"Uma hora está calor, outra hora está chovendo, mas a gente fica todo momento suando e o nosso corpo necessitando um pouco mais de líquido. Logo, a hidratação já impede um pouco mais que a nossa resistência baixe". 

Veja as melhores frutas para incluir na sua dieta

Existem alguns alimentos que defendem o nosso organismo, nos fortalecendo e aumentando a resistência contra doenças respiratórias no geral.

Algumas recomendações são ter uma alimentação constante dos alimentos para que surta efeito. Apenas 1 dia é ineficaz.

.

E como já falado acima, também é necessário combinar a alimentação com hidratação.

Alimentos com vitamina C

Reprodução/ iStock

Suco de laranja - Reprodução/ iStock

A vitamina C, que é um exemplo mais comum, está em todas as frutas e verduras. Algumas em mais quantidade como a laranja, limão e a tangerina.

Também chamada de ácido ascórbico, ela possui ação antioxidante e auxilia no combate aos radicais livres, também auxilia no desenvolvimento das células, principalmente as dos vasos sanguíneos, ossos e dentes.

Dessa forma, a vitamina C auxilia no combate a infecções, na produção de colágeno, na absorção de ferro e na redução de triglicerídeos e colesterol.

Vitamina C em comprimido?

Juciany recomenda que o alimento deve ser priorizado.

"Quando a gente se alimenta da fruta não vem só com a vitamina C. Ela vem com outras fontes de vitaminas,  zinco e também ferro. Então, a gente precisa de outros nutrientes para nos fortalecer".

Ela completa: "Quando a gente suplementa com vitamina, muitas vezes, não é a quantidade que a gente precisa (pode ser até demais) e acabamos excretando na urina. Já o alimento não, já vem completinho".

Alimentos com vitamina A

Imagem: Unsplash

ovos; caixa de ovos; gema; clara; - Imagem: Unsplash

Peixes, ovos e leite integral. Relembrando de comidinhas caseiras, como a de vó ou mãe, a especialista conta que são alimentos ricos em vitamina A e são ótimos para imunidade.

"Para além do valor cultural que a gente tem nessas comidinhas de casa, é consumir ovos, peixes e o leite integral - um pirão com ovos ou uma sopa de jerimum - são importantes para a imunidade".

Vitamina A é essencial para a saúde da visão, pele e sistema imunológico, além de contribuir para o crescimento e desenvolvimento adequados.

Ela é fundamental para a manutenção das funções celulares e a proteção contra infecções.

*Com informações de Juciany Medeiros - nutricionista com especialização em nutrição clínica em entrevista à Rádio Jornal

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor