SINAIS

7 sinais de que você é narcisista

Você já conheceu alguma pessoa que possui características de narcisismo? Descubra

Imagem do autor
Cadastrado por

Emanuel Gomes

Publicado em 11/04/2024 às 7:07 | Atualizado em 11/04/2024 às 8:10
Notícia
X

O narcisismo surgiu de um famoso mito. Narciso deparou-se com sua imagem no lago e ao ver seu reflexo pela primeira vez, caiu em profunda paixão com tamanha perfeição que vislumbrava.

Assim, resolveu se jogar nas águas para alcançar a criatura mais bela que ele já havia visto, e de lá nunca mais regressou.

Ou seja, o narcisista é uma pessoa que se acha e se admira profundamente, como se ela fosse o "centro do universo".

Você conhece os sinais de uma pessoa narcisista? Vamos ver, abaixo, 7 sinais que você é uma pessoa narcisista. 

LEIA TAMBÉM: 6 sinais de que você é uma pessoa mesquinha

Narcisismo: 7 sinais de que uma pessoa é narcisista 

Identifique os principais sinais que podem indicar traços de narcisismo em sua personalidade e saiba como isso pode afetar suas interações e relacionamentos.

1- Autoadmiração excessiva

Uma pessoa narcisista tende a se admirar excessivamente, focando principalmente em sua própria beleza, talento ou sucesso, muitas vezes ignorando ou menosprezando os outros ao seu redor.

2- Falta de empatia

Esta é outra característica comum do narcisismo.

Uma pessoa narcisista pode ter dificuldade em reconhecer ou se conectar com as emoções e necessidades dos outros, priorizando apenas as suas próprias.

3- Exploração dos outros

Para satisfazer suas próprias necessidades e desejos, um narcisista pode explorar ou manipular os outros sem remorso, utilizando-os como meio para atingir seus próprios objetivos.

.

4- Fantasias de sucesso ilimitado

O narcisista muitas vezes alimenta fantasias grandiosas de sucesso ilimitado, acreditando que é especial e merecedor de tratamento especial e reconhecimento constante.

5- Necessidade de atenção constante

Um narcisista geralmente busca atenção constante e validação dos outros, buscando elogios e admiração para sustentar sua autoestima frágil.

6- Fantasias de sucesso ilimitado

O narcisista muitas vezes alimenta fantasias grandiosas de sucesso ilimitado, acreditando que é especial e merecedor de tratamento especial e reconhecimento constante.

7- Relacionamentos superficiais e instáveis

Os relacionamentos de uma pessoa narcisista tendem a ser superficiais e instáveis, baseados principalmente em sua própria necessidade de admiração e benefício pessoal, em vez de um vínculo genuíno e profundo com os outros.

Como lidar com uma pessoa com narcisismo ou sendo narcisista?

Reconhecer os sinais de narcisismo em si mesmo é o primeiro passo para promover o autoconhecimento e a reflexão.

Ao entender suas próprias tendências narcisistas, você pode trabalhar para desenvolver uma consciência maior e adotar uma abordagem mais equilibrada em suas interações e relacionamentos.

.

E também é importante tentar praticar a empatia e a compaixão em suas interações com os outros, reconhecendo e valorizando suas emoções e perspectivas, em vez de apenas focar em si mesmo e em suas próprias necessidades.

*Com informações de Telavita.

Tags

Autor