Ziraldo

Criador de O Menino Maluquinho, Ziraldo morre aos 91 anos

Ziraldo teve a morte confirmada pela família neste sábado (6)

Imagem do autor
Cadastrado por

Robert Sarmento

Publicado em 06/04/2024 às 16:44 | Atualizado em 06/04/2024 às 17:04
Notícia
X

Criador de O Menino Maluquinho, o desenhista e escritor Ziraldo Alves morreu neste sábado (6), aos 91 anos. A confirmação foi feita pela própria família, que ainda disse que Ziraldo faleceu dormindo em sua casa, no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Quem foi Ziraldo?

Chargista, desenhista, escritor e jornalista, Ziraldo foi uma das mais importantes figuras da arte literária do Brasil. Ele foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, um dos principais veículos a combater a ditadura militar. Ziraldo Alves nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), sendo o filho mais velha de sete irmãos.

Leitor recorrente, Ziraldo teve seu primeiro desenho publicado quando tinha seis anos, no Jornal A Folha de Minas, em 1939.

Ele iniciou a carreira nos anos 50 na revista "Era uma vez...". Em 1954, passou a fazer parte da equipe do jornal "A Folha de Minas".

Ziraldo se formou em direito, em 1957, em Belo Horizonte. Ele passou pela revista "A Cigarra" e depois foi para o "O Cruzeiro".

O escritor passou a trabalhar no "Jornal do Brasil" nos anos 60, tendo criado nessa época personagens famosos como Jeremias, o Bom, Supermãe e Mineirinho. O tom já era de críticas políticas e cartuns.

Ele ainda realizou um sonho que era o de criar histórias infantis. Foi quando surgiu a "Turma do Pererê", que focava num pequeno índio e em questões do universo da fauna brasileira, com personagens como a onça, o tatu e o coelho.

Durante a ditadura, quando já editava o Pasquim, passou também a ser perseguido pela ditadura militar. Ele chegou a ser preso e ficar detido no Forte de Copacabana.

Surge O Menino Maluquinho

A partir de 1979 passou a se dedicar à literatura infantil. Em 1980, surge O Menino Maluquinho, considerado um dos maiores sucessos do mercado editorial brasileiro. A obra virou um filme na década de 90.

Tags

Autor