O chef de cozinha pernambucano e apresentador da Rádio Jornal Rivandro França, 45 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (23), dentro de sua casa, no bairro de Maranguape I, na cidade do Paulista, Grande Recife.
O último contato de Rivandro França com a família foi na noite da sexta (22). Ele deixa dois filhos: uma menina e um menino.
De acordo com a Polícia Civil, o corpo do chef não tinha marcas de violência e a casa não apresentava sinais de arrombamento.
O corpo será levado para o Instituto de Medicina Legal de Pernambuco (IML), em Santo Amaro, na área central do Recife, onde irá passar por perícia para identificar a causa da morte.
CHEF RIVANDRO FRANÇA
Eleito Chef Revelação em 2013 pelo Guia Brasil e agraciado como o melhor Chef de Pernambuco no Prêmio Nacional Dólmã 2016, Rivandro França dividia sua vida entre duas paixões: sua família e o restaurante Cozinhando Escondidinho, onde reinventa pratos da culinária regional com uma abordagem criativa.
Rivandro ganhou reconhecimento nacional e internacional por sua abordagem gastronômica única, que mesclava ingredientes nordestinos com um toque de refinamento.
Com carisma cativante e talento inquestionável para a culinária, o Chef Rivandro comandou diversos programas nos veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.
No "Cozinhando em Casa", exibido até julho de 2020 nas plataformas digitais do SJCC, Rivandro não só compartilhava receitas de preparo simples, mas também fazia os pratos escolhidos pelo público através de votação digital.
Em agosto do mesmo ano, ele assumiu o comando do "Sabor da Gente", programa diário exibido pela TV Jornal, próximo à hora do almoço.
Na atração, o Chef Rivandro ensinava aos telespectadores como preparar pratos deliciosos, semelhantes aos servidos em seu restaurante na Zona Norte do Recife.
Recentemente, ele também começou a apresentar o quadro "Feira da Super Manhã" na Rádio Jornal, onde aos sábados ele conduzia os ouvintes em um tour pelas feiras livres e mercados públicos do Grande Recife, interagindo diretamente com o público.
TRAJETÓRIA DE RIVANDRO NA COZINHA
Filho de um casal de paraibanos, Luzinete e Ricardo França, que há mais de 50 anos saíram de sua cidade natal e seguiram para Pernambuco em busca de melhores condições de vida.
Na Terra dos Altos Coqueiros, Rivandro cresceu vendo o pai, que era cozinheiro, trabalhar diariamente para alimentar os sonhos da família.
Ainda novo, com 10 anos, passou a vender pastel, água, picolé ou qualquer outro item que lhe rendesse alguns trocados. Com 14, conseguiu seu primeiro emprego formal. Foi trabalhar numa grande rede de supermercados e lá fazia pães de queijo e pizzas, apurando o gosto pela culinária.
Apesar da experiência, quando completou 18, decidiu ingressar num curso técnico de enfermagem. As festas que rolavam no ambiente hospitalar eram o pretexto perfeito para Rivandro exibir seus dotes, e ele fazia questão de entregar pratos diferentes para cada comemoração.
Quase duas décadas separam o chef de sua antiga profissão. O jaleco foi seu parceiro por muito tempo e ele chegou, inclusive, a ser terceiro sargento do Exército Brasileiro, atuando como profissional da saúde. Quando saiu de lá, decidiu retornar aos estudos e graduar-se.
Em 2008 decidiu transformar a paixão em algo mais sério: ele entrou para a faculdade de gastronomia. Rivandro, então, encontrou apoio com a família e amigos, que lhe deram suporte e incentivo para seguir na carreira.