PEDRA NA VESÍCULA

O que causa pedra na vesícula? Veja sintomas de vesícula inflamada

Confira os principais sintomas de vesícula inflamada e cálculo biliar

Imagem do autor
Cadastrado por

Milena Galvão

Publicado em 12/03/2024 às 12:44 | Atualizado em 12/03/2024 às 12:46
Notícia
X

A formação de pedras na vesícula, também chamada de cálculo biliar, ocorre quando pequenas estruturas endurecidas se desenvolvem na vesícula biliar, um órgão situado abaixo do fígado.

Este órgão tem a função de armazenar a bile, um líquido produzido pelo fígado que auxilia na digestão das gorduras.

Neste texto, você confere informações acerca do que causa este problema de saúde, além de seus principais sintomas

Quais são as causas?

De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará, as pedras na vesícula são formadas a partir do desequilíbrio nas substâncias presentes na bile.

A partir do momento em que algumas dessas substâncias aumentam sua concentração, elas podem ficar acumuladas na vesícula. Com o passar dos meses e anos, esses aglomerados resultam na formação das pedras.

Segundo o cirurgião-geral Gláucio Nóbrega, que atua no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), o tratamento precisa ser feito através da remoção cirúrgica da vesícula. 

“O incômodo passa ou, às vezes, é preciso medicar com remédio para dor. O mais importante é procurar um médico e fazer o exame para saber a causa. Descobrindo o cálculo, tem de fazer a cirurgia até para evitar agravamentos”, disse o médico à Secretaria. 

Freepik
Sintomas de cálculo biliar - Freepik

Sintomas de pedra na vesícula

Dentre os sintomas deste problema de saúde, estão as dores intensas, vômito, calafrio, febre e icterícia (pele e olhos amarelados).

Inicialmente, algumas pessoas podem não apresentar sintomas, porém, ao longo do tempo, podem começar a experimentar complicações na digestão ou desconforto após consumir refeições mais ricas em gorduras ou carboidratos, como massas.

Quais são os sintomas de vesícula inflamada?

Além do cálculo biliar, outro problema de saúde comum envolvendo a vesícula é a colecistite, caracterizada pela inflamação na vesícula. 

A colecistite aguda, que é uma inflamação súbita e grave da vesícula, pode exigir tratamento médico imediato.

Abaixo, você confere os principais sintomas:

  • Dor abdominal: A dor é um sintoma proeminente. Geralmente, a dor é sentida no lado direito superior do abdômen e pode ser aguda, constante ou intermitente. A dor pode se espalhar para as costas ou ombro direito.
  • Dor após refeições: A dor tende a piorar após a ingestão de alimentos, especialmente alimentos ricos em gordura.
  • Náusea e vômitos: A inflamação da vesícula biliar pode causar náusea e vômitos, frequentemente acompanhados pela dor abdominal.
  • Febre: Aumento da temperatura corporal, geralmente associado à infecção ou inflamação.
  • Sensibilidade abdominal: O abdômen pode estar sensível ao toque, especialmente na área onde a dor é mais intensa.
  • Indigestão: Sintomas de indigestão, como sensação de estufamento, gases e desconforto após as refeições.
  • Icterícia (amarelamento da pele e olhos): Em casos graves, a inflamação prolongada da vesícula biliar pode levar a uma obstrução do ducto biliar, causando icterícia.
  • Urinar de cor escura: A urina pode ficar escura devido à presença de bilirrubina, um pigmento biliar.

 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor