TITAN

Submarino Titan: ouça áudio com batidas vindas do submersível que implodiu

O documentário traz gravações com sons vindos das profundezas do oceano em intervalos de 30 minutos durante as buscas.

Imagem do autor
Cadastrado por

Pedro Lima

Publicado em 29/02/2024 às 10:58 | Atualizado em 29/02/2024 às 11:11
Notícia
X

Um áudio, captando sons semelhantes a batidas nas paredes do Titan, submersível que resultou em tragédia, é destaque no trailer do documentário "Minute By Minute: The Titan Sub Disaster" (Minuto por Minuto: O Desastre do Submersível Titan).

O incidente ocorreu em julho de 2023, quando o submersível implodiu, levando à morte de cinco tripulantes durante uma expedição aos destroços do Titanic.

O documentário do submersível Titan

Produzido pela rede britânica Channel 5, o documentário convida especialistas para analisar se esses ruídos podem ser considerados evidências de possível sobrevivência no submersível após a perda de sinal com a superfície.

Além disso, o material promete desvendar detalhes dos eventos que antecederam o trágico acidente envolvendo a empresa OceanGate.

Entre as vítimas da implosão estão o piloto do submersível e CEO da OceanGate, Stockton Rush, 61 anos; o empresário Shahzada Dawood, 48 anos, e seu filho Sulaiman Dawood, 19 anos; o empresário Hamish Harding; e o piloto da Marinha francesa Paul-Henry Nargeolet, 77 anos.

Divulgação
Christine Dawood, que perdeu o marido Shahzada e o filho Suleman na implosão do submarino Titan, divulga comovente a foto final - Divulgação

Áudio de batidas vindas do submersível Titan

 A implosão do submersível Titan

Handout/OceanGate Expeditions / AFP
Imagem não datada do Submarino Titan, fornecida pela OceanGate Expeditions - Handout/OceanGate Expeditions / AFP

Por volta das 8h de 18 de junho de 2023, o submersível Titan estava prestes a iniciar seu quinto mergulho em direção aos destroços do Titanic. O que começou como uma expedição de turismo extremo, rapidamente se transformou em uma tragédia.

O jornalista David Pogue, que cobria a empreitada da OceanGate, relata que o contato com a nave-mãe foi abruptamente interrompido. O submersível, que mantinha comunicação por meio de mensagens de texto e sinais de segurança a cada 15 minutos, parou completamente por volta das 9h45.

Oito horas após o desaparecimento, a Guarda Costeira foi alertada, dando início a uma busca intensa. A repórter da CNN, Randi Kaye, detalha o passo a passo das operações de busca e resgate, revelando dúvidas preexistentes sobre a segurança dos equipamentos da OceanGate. 

Navios, diversos veículos subaquáticos, equipes de mergulhadores, aeronaves de guerra e até o avançado sistema de salvamento da Marinha americana, o FADOSS (Flyaway Deep Ocean Salvage System), foram mobilizados.

Os destroços foram localizados no fundo do oceano, cerca de 500 metros da proa do Titanic. Em uma coletiva de imprensa subsequente, a Guarda Costeira confirmou o falecimento dos cinco tripulantes do submersível Titan.

 Paul Daly/The Canadian Press via AP
DESTROÇOS DO SUBMARINO - Paul Daly/The Canadian Press via AP

Tags

Autor