IPVA carro elétrico: Carro elétrico paga IPVA?
Saiba quais estados brasileiros oferecem a isenção do IPVA aos carros elétricos

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) está passando por ajustes no Brasil, visando impulsionar as vendas de veículos elétricos e híbridos.
Essas mudanças são motivadas pela menor emissão de gases poluentes por carros dessas categorias.
Dessa forma, em diversos estados do Brasil, é concedida isenção total ou parcial do imposto para indivíduos que optaram por abandonar os modelos movidos a motor a combustão.
Os veículos elétricos e híbridos desfrutam de redução de alíquota ou até mesmo 100% de desconto no imposto em nove estados e no Distrito Federal.
QUAIS ESTADOS OFERECEM ISENÇÃO PARCIAL OU TOTAL DO IPVA PARA CARROS ELÉTRICOS?
A seguir, confira quais estados já oferecem desconto ou isenção para o IPVA em 2024:
Alagoas (AL)
Isenção no primeiro ano para carros elétricos e híbridos. A partir do segundo ano, os elétricos pagam 0,50% e 1%, enquanto os híbridos têm alíquota de 0,75% e 1,50%, respectivamente.
Veículos a gás natural mantêm alíquota de 1,50%.
Ceará (CE)
A alíquota para automóveis varia de 2,5% a 3,5%, mas veículos elétricos são isentos, enquanto modelos híbridos enfrentam cobrança integral.
Distrito Federal (DF)
Com alíquota padrão de 3,5% para veículos a combustão, o Distrito Federal oferece isenção automática para veículos elétricos e híbridos após o registro no DETRAN-DF.
Maranhão (MA)
A alíquota varia de 2,5% a 3%, mas veículos elétricos, para serem isentos, devem ser comprados em concessionárias locais. Híbridos não são contemplados.
Mato Grosso do Sul (MS)
Veículos elétricos têm isenção de 70% na alíquota, enquanto híbridos não contam com nenhum benefício, pagando a taxa integral.
Minas Gerais (MG)
A isenção total do IPVA é concedida apenas para veículos elétricos produzidos no estado, mantendo a alíquota em 4% para outros modelos, incluindo híbridos.
Paraná (PR)
A isenção para veículos elétricos era válida até dezembro de 2023, mas não foi confirmada para 2024. Híbridos não têm garantia de isenção.
Pernambuco (PE)
Isenção automática do imposto para veículos elétricos, enquanto híbridos não são contemplados. A concessão ocorre automaticamente sem pendências de débito de IPVA.
Rio de Janeiro (RJ)
Não há isenção para veículos elétricos, mas a alíquota é reduzida para 0,5%. Híbridos têm redução menor (1,5%), e veículos a gás natural também contam com uma diminuição na alíquota.
Rio Grande do Sul (RS)
Elétricos são isentos do tributo, mas híbridos e veículos a gás natural não se beneficiam da isenção.
São Paulo (SP)
A proposta de isenção para veículos elétricos foi vetada em 2023.
Híbridos têm restituição de 50% do IPVA na capital e isenção do rodízio, com a possibilidade de isenção para modelos movidos a etanol e hidrogênio.