Carros

Quais documentos do carro precisam ser pagos em 2024?

Saiba quais os principais documentos que precisam ser regularizados em 2024

Imagem do autor
Cadastrado por

Camile Barros

Publicado em 20/02/2024 às 9:37
Notícia
X

Em 2024, é imprescindível que tanto os documentos do veículo quanto os do condutor estejam em conformidade. Essa regra básica é essencial para quem trafega pelas vias brasileiras.

 No ano de 2024, para manter a regularidade do veículo, é necessário quitar todos os débitos, incluindo impostos, taxas e multas, cujos valores e prazos variam de acordo com cada estado.

Circular com o licenciamento vencido é considerado infração gravíssima, sujeita a multa, pontos na CNH e remoção do veículo, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A multa é no valor de R$ 293,47, com acréscimo de 7 pontos na CNH e remoção do veículo.

Por isso, veja a seguir quais os principais documentos que precisam ser regularizados em 2024:

DOCUMENTOS DO CARRO QUE PRECISAM SER PAGOS EM 2024

Confira a seguir:

DPVAT

O Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) foi criado pela Lei n° 6.194/74, para o auxílio das vítimas de acidentes de trânsito.

Embora não haja uma decisão final, há indícios de que a cobrança seja retomada em 2024.

IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo anual, cuja alíquota varia de acordo com o estado e o valor do veículo.

O pagamento do IPVA é destinado em parte ao município onde o veículo foi licenciado e em parte aos cofres públicos, contribuindo para diversas áreas, como saúde e educação.

LICENCIAMENTO

O licenciamento, uma taxa anual paga ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), é essencial para a obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e permite a circulação regular dos veículos.

Vale ressaltar que, em alguns casos, o porte físico do CRLV pode ser dispensado se a fiscalização verificar, por meio do sistema, a regularização do veículo.

Fonte: Portal do Trânsito.

Tags

Autor