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No Dia Mundial do Rádio pesquisa revela que quase 80% dos brasileiros mantêm a tradição de ouvir emissoras analógicas

Pesquisa da YouGov revelou que o perfil do público brasileiro ouvem emissoras analógicas.

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Sharon Baptista

Publicado em 15/02/2024 às 15:17 | Atualizado em 15/02/2024 às 15:18
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O rádio, um dos meios de comunicação eletrônica em massa mais antigo do mundo, tem um dia só seu para celebrar a sua potência e importância para a sociedade: 13 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Rádio.

Um motivo a mais para celebrar a data foi revelada por uma empresa de pesquisa on-line, a YouGov, que aproveitou o Dia Mundial do Rádio, comemorado na última terça-feira, 13/02, para divulgar o resultado de um levantamento que apontou um resultado inédito sobre o perfil do público brasileiro que consome o tradicional canal de comunicação.

Segundo a pesquisa, 77,3% dos habitantes do país sintonizam o rádio todas as semanas, tornando-o mais popular entre os brasileiros do que videogames, revistas e jornais.

O rádio se posiciona apenas abaixo das plataformas de streaming, uma vez que o estudo revela que 80,7% dos brasileiros as utilizam semanalmente. Uma diferença pequena diante da força da internet e das ondas do rádio. 

Ainda de acordo com o levantamento, o rádio analógico está a frente, na categoria popularidade, dos famosos podcasts. A YouGov informou que o público consumidor do rádio analógico se mantém fiel ao canal de comunicação, sendo ouvida por 65,2% dos adultos brasileiros.

O perfil dos ouvintes da rádio são, em sua maioria, do sexo masculino e que tem entre 18 e 24 anos. Eles passam, em média, mais de três horas por dia ouvindo rádio. 

Nos últimos seis meses, 48,9% da população do país teria consumido conteúdo gerado por emissoras de rádio analógicas. Este número está bem acima dos 40,6% que ouvem estações de rádio em canais digitais.

Reprodução Envato/Elements

Rádio analógico - Reprodução Envato/Elements

História do Dia Mundial do Rádio

A data é uma homenagem à primeira transmissão do programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946, que foi exibida, simultaneamente, para um grupo de seis países.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) oficializou a data em 2011 e, desde então, a data é celebrada por todos os comunicadores e veículos de comunicação como forma de lembrar da força do rádio e dos profissionais que trabalham na área.

Rádio Jornal: Pernambuco falando para o mundo

A Rádio Jornal tem 75 anos de história seguindo o conceito de transmitir a tradição, o respeito e a pluralidade das notícias para além das fronteiras pernambucanas.

Transmitida pela frequência FM (90.3MHz) ou pelo site radiojornal.com.br, a emissora conta com apresentadores e repórteres, abordando os principais temas de interesse público e colocando todo mundo como protagonista.

Gabriel Ferreira/JC Imagem
75 Anos da Rádio Jornal - Gabriel Ferreira/JC Imagem

Audiência

De acordo com dados da Kantar Ibope Media, a Rádio Jornal é a que mais cresce na Região Metropolitana do Recife e está na liderança disparada nas manhãs de segunda a sexta-feira. Com uma programação diversificada, a Rádio Jornal lidera pela manhã (das 5h às 12h), apresentando programas como A Voz do Povo, O Redator de Plantão, Primeira Página, Passando a Limpo, Tudo é Notícia e o Debate da Super Manhã. A audiência durante as manhãs na Rádio Jornal é quase quatro vezes maior do que a de sua principal concorrente no segmento de notícias.

Ao longo do dia, a Rádio Jornal é a preferida pelo público com idade a partir de 30 anos, que faz parte da população economicamente ativa e possui poder de consumo e decisão de compra. Para Carlos Humberto Rocha, diretor comercial e de programação da Rádio, "o sucesso na audiência é resultado de um trabalho baseado em pesquisas e dados que revelam a preferência do ouvinte, permitindo à Rádio Jornal ampliar seu alcance para os mais diversos públicos", afirma Victor Tavares, coordenador de conteúdo da Rádio Jornal Recife.

Analisando a comparação entre os sexos, a Rádio Jornal possui 215% mais ouvintes do que sua principal concorrente no mesmo segmento. Na classe AB, a Rádio Jornal tem 21% mais ouvintes, enquanto na classe C, alcança 295% mais ouvintes em comparação com a concorrente. Em relação às faixas etárias, a emissora atinge quase 77% mais ouvintes do que a principal concorrente no mesmo segmento no horário e nos dias analisados.

Quando aplicamos filtros para ambos os sexos, a classe AB e todas as faixas etárias entre 25 e 49 anos, a Rádio Jornal possui 127,5% a mais de audiência (ouvintes por minuto) em relação à sua principal concorrente no mesmo segmento.

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