O governador Jorginho Mello e o presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes, anunciaram na última terça-feira (12) o lançamento do Programa CNH Emprego na Pista.
Com parcerias públicas e privadas, a iniciativa visa promover a inclusão social, oferecer oportunidades de emprego e retirar profissionais da informalidade por meio da emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Vagas e Categorias Ofertadas:
As 30 mil vagas serão distribuídas nas categorias A (moto), B (carro), D (caminhão, ônibus e outras) e E (carreta e outras), sendo totalmente gratuitas para obtenção da CNH, adição de EAR (Exercício de Atividade Remunerada) e adição de categoria.
Na primeira habilitação, serão ofertadas 10.870 vagas para a categoria A e 5.920 para a categoria B. Nas categorias D e E, serão disponibilizadas 13.210 vagas, sendo 5.500 para a categoria D e 7.710 para a categoria E.
Requisitos de Participação:
Os interessados devem atender a requisitos específicos, como estar inscrito no Cadúnico (Programa de Assistência Social) para as categorias A e B, indicando renda familiar de até três salários mínimos.
A inclusão de EAR na categoria A requer idade superior a 21 anos e habilitação na categoria A, com preferência para quem já atua como motofretista.
Nas categorias D e E, o candidato deve ter dois anos na categoria B, ou um ano na categoria C, sem mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses.
Preferência será dada a motoristas de aplicativo que desejam mudar para as categorias D e E.
Simulação e Pré-Inscrição:
Um site foi apresentado no lançamento do programa, permitindo a simulação de participação por meio de perguntas simples.
O acesso pode ser feito no site do Detran/SC, onde há um banner dedicado à simulação. Candidatos aptos ao CNH Emprego na Pista podem realizar uma pré-inscrição diretamente pelo site.