O Bolsa Família é um programa de transferência de renda implementado pelo governo federal do Brasil.
Lançado em 2003, durante o primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o programa tem como objetivo combater a pobreza e a extrema pobreza, promovendo a inclusão social e econômica de famílias em situação de vulnerabilidade.
O Bolsa Família opera por meio da transferência direta de recursos financeiros para as famílias cadastradas no programa.
Essa transferência é condicionada ao cumprimento de algumas contrapartidas por parte das famílias, como a frequência escolar das crianças e adolescentes, o acompanhamento da saúde, especialmente pré-natal e vacinação, e o cumprimento das recomendações de saúde.
COMO SER APROVADO NO BOLSA FAMÍLIA?
Para aqueles que buscam saber como ser aprovado no Bolsa Família, é preciso entender que é preciso se qualificar para o benefício, a condição primordial é que a renda mensal por pessoa seja de no máximo R$ 218,00.
Caso a renda individual por membro da família esteja dentro desse critério, a família torna-se elegível para participar do programa.
ONDE SE INSCREVER NO BOLSA FAMÍLIA?
Para realizar a inscrição no Bolsa Família, o indivíduo deve dirigir-se a um posto de atendimento do Cadastro Único e do Bolsa Família em sua localidade.
Embora o cadastro seja um pré-requisito, não assegura a inclusão imediata da família no programa.
COMO SABER SE FUI APROVADO(A) NO BOLSA FAMÍLIA?
Para saber se você foi aprovado(a) para o Bolsa Família, existem diversas formas, entre elas:
- Uma correspondência será enviada para o seu endereço, informando que a sua família foi escolhida;
- Se não a receber, busque o departamento do Bolsa Família no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou na Prefeitura de sua localidade.
- Além disso, é possível verificar o status do benefício por meio do aplicativo Bolsa Família ou entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 111.
.