O Concurso Público Nacional Unificado, também reconhecido como o "Enem dos Concursos", representa uma inovadora iniciativa governamental destinada a centralizar o preenchimento de vagas autorizadas em órgãos federais.
Nessa proposta inovadora, a escolha dos candidatos será realizada de maneira simultânea para diferentes concursos previamente autorizados.
Seguindo o anúncio prévio feito pelo MGI, o CNU implementará, como etapa inicial, avaliações objetivas que abrangem tanto Conhecimentos Gerais quanto Específicos, acompanhadas por provas discursivas que versarão sobre conhecimentos específicos.
O processo seletivo tem como objetivo selecionar 6.640 candidatos para ocupar cargos no âmbito do governo federal. As inscrições serão aceitas a partir de 19 de janeiro, com prazo final em 9 de fevereiro.
Há oportunidades disponíveis para profissionais nos níveis médio, técnico e superior, com salários que podem atingir até R$ 20 mil.
As provas do concurso estão programadas para acontecer em 5 de maio, abrangendo 217 cidades em todos os estados do Brasil. A divulgação final dos resultados está prevista para 30 de julho.
Vagas do IBGE no Concurso Público Nacional Unificado
Dentre as carreiras contempladas pelo Concurso Público Nacional Unificado, uma das opções é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Veja como funciona a ocupação de vagas nesta modalidade:
- Analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas: 275 vagas;
- Tecnologista em informações geográficas e estatísticas: 312 vagas;
- Pesquisador em informações geográficas e estatísticas: 8 vagas;
- Técnico em informações geográficas e estatísticas: 300 vagas.