Nesta quarta-feira (10), o edital do Concurso Nacional Unificado, também chamado de "Enem dos Concursos", será divulgado.
O Concurso Unificado é um novo modelo que permite diversas oportunidades aos participantes com uma inscrição única.
Mais de 20 órgãos públicos, que inclui ministérios, agências reguladoras e outras extensões do Executivo federal, estão participando deste concurso.
Entre eles, há o concurso da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que está oferecendo cerca de 502 vagas de níveis médio (intermediário) e superior. No nível médio, o cargo para Agente em Indigenismo é um dos mais buscados, pois 152 vagas estão destinadas apenas para esse cargo.
Dessa forma, confira mais informações sobre essa profissão:
O que faz um agente em indigenismo?
O agente tem atribuições voltadas ao planejamento, organização, avaliação, execução, apoio técnico e administrativo especializado a atividades do indigenismo.
Além disso, o profissional precisa executar atividades de coleta, seleção e tratamento de dados, somado a orientação e controle de processos em relação à segurança dos povos indígenas.
Esse agente de indigenismo deve fazer o acompanhamento e fiscalizar as ações desenvolvidas em terras indígenas ou que afetem direta ou indiretamente os índígenas em suas comunidades.
Quanto ganha um agente em indigenismo?
O salário médio de um Agente em Indigenismo é de R$ 5.482,07. Mas, há também benefícios como a gratificação de Apoio à Execução da Política Indigenista e Gratificação de Desempenho de Atividade Indigenista.