Declarar o Imposto de Renda em 2024 requer documentos importantes e comprovantes obtidos no ano anterior.
Os dados recolhidos a partir dos documentos são usados para preenchimento e devem ser guardados para comprovação em caso de investigação da Receita.
Dessa forma, confira os documentos necessários para declaração do Imposto de Renda (IR) em 2024.
Documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda
Para informações gerais, é necessário RG, CPF, certidão de nascimento e título de eleitor, além de dados da conta bancários para restituição do IR e cópia da última declaração de IR que foi entregue.
Quem deseja informar rendimentos, os documentos necessários são informar os rendimentos de todas as empresas que trabalhou ou prestou serviços em 2023, rendimentos de todos os bancos e instituições financeiras em que há conta ou aplicações financeiras.Somado a esses, é preciso um recibo de pagamento de aluguel ou o informe de rendimentos da imobiliária.
Para quem sacou o FGTS e recebeu seguro-desemprego, os comprovantes com os rendimentos estão disponíveis pelo site ou o app da Caixa ou do governo federal, segundo o portal UOL.
Na declaração de imposto de renda para bens e imóveis, os documentos necessários são contratos, escrituras, notas fiscais ou outros recibos que correspondam à transação. Ademais, documentos com nome, CPF ou CNPJ do comprador e do vendedor, valores da negociação e forma de pagamentos também precisam ser informados. Para declarar bens financiados, é necessário informar o banco, o montante financiado, o valor da entrada e das prestações.
As pessoas que desejam declarar IR por ter casa própria, financiada ou já quitada, precisam ter a folha inicial do carnê do IPTU.
Outros documentos que são importante para declaração é o comprovante de pagamento/recebimento de pensão alimentícia, informações sobre dívidas, como empréstimo pessoaç, e documentos que comprovem doação de heranças e doações.