O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) propõe um modelo inovador para seleção de serviços públicos. A ideia do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos deseja facilitar a chegada aos cargos públicos efetivos.
De acordo com o ministério, os editais do Concuso Nacional Unificado serão publicados na próxima quarta-feira, dia 10 de janeiro, e trarão informações sobre os blocos temáticos, conteúdos das provas, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do certame e composição das notas finais
Dessa forma, para garantir sua participação, confira como funciona o CPNU:
COMO FUNCIONA O CONCURSO NACIONAL UNIFICADO?
O Concurso Nacional Unificado funciona como um novo modelo que consiste na realização de vários concursos públicos para a ocupação em cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.
A aplicação do concurso será simultânea em todos os Estados e no Distrito Federal.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, as inovações nesse tipo de seleção é que, com apenas uma inscrição, o candidato concorrerá para mais de um órgão. Além disso, os órgãos de controle terão participação ativa desde o lançamento do certame.