O edital do Concurso Nacional Unificado (CNU) será publicado nesta quarta-feira (10) no Diário Oficial da União (DOU).
Esse concurso unificado incorpora lições aprendidas com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um notável exemplo de sucesso devido à sua abrangência e longa tradição de aplicação em todo o país.
Segundo informações do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o edital fornecerá detalhes sobre os blocos temáticos, os conteúdos das provas, os critérios de classificação e desclassificação, a lista de espera, o cadastro de reserva, a validade do certame e a composição das notas finais.
Conforme comunicado oficial do Ministério, a secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Regina Camargos, antecipou que o concurso contará com uma metodologia inovadora, sendo as provas administradas em 220 cidades em todo o território nacional por meio de uma parceria com a Cesgranrio.
Inscrições
Está previsto que as inscrições para o concurso estejam disponíveis no período entre 19 de janeiro e 9 de fevereiro, com a realização da prova agendada para o dia 5 de maio.
Vagas e áreas de atuação
o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) selecionará 6.640 servidores para 21 órgãos públicos.
As áreas de atuação divulgadas até o momento abrangem:
- administração e finanças;
- setores econômicos, infraestrutura e regulação;
- agricultura, meio ambiente e desenvolvimento agrário;
- educação, ciência, tecnologia e inovação;
- políticas sociais, justiça e saúde;
- trabalho e previdência;
- dados, tecnologia e informação pública, além do nível intermediário.
Estrutura da prova
Na sequência, os candidatos indicarão cargos ou carreiras por ordem de preferência, selecionando entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha.
A proposta inicial sugere que a primeira etapa do concurso unificado ocorra em um único dia, dividida em dois momentos: primeiro, será aplicada uma prova objetiva com conteúdo comum a todos os candidatos.
Em seguida, no mesmo dia, serão realizadas provas dissertativas com conteúdos específicos, alinhados a cada bloco temático.
Com informações da Agência Brasil.