O pagamento do IPVA ocorre neste mês de janeiro em vários estados brasileiros. Diversas pessoas ainda se confundem, uma vez que o IPVA varia em cada estado, apresentando alíquotas e métodos de pagamento específicos.
O valor do IPVA não apenas é influenciado pelo modelo do veículo, mas também pelo estado em que o veículo está registrado.
Isso ocorre porque cada unidade federativa tem a autonomia para determinar sua própria alíquota do IPVA, a qual incide sobre o valor venal, ou preço de tabela, do carro.
Enquanto São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os três estados com a maior taxa do imposto, cobrando 4% do valor do veículo, existem estados com menor percentual de cobrança do IPVA.
Confira, nesta matéria, quais estados possuem o IPVA mais barato do Brasil.
Qual estado tem o IPVA mais barato?
Os estados do Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Santa Catarina e Tocantins praticam as menores alíquotas do IPVA, estabelecendo uma taxa de 2%.
Para determinar o valor do IPVA, é necessário realizar um cálculo simples. O primeiro passo consiste em identificar o valor venal do seu veículo.
É importante ressaltar que cada estado apresenta condições e descontos distintos para quem efetua o pagamento do IPVA à vista.
Em São Paulo, por exemplo, há um desconto de 3% para aqueles que quitam o imposto integralmente, mas também é possível parcelar o valor total em cinco vezes, sem desconto. No Rio Grande do Sul, os descontos podem chegar a 25%.
No Rio de Janeiro, o Governo estadual aumentou o desconto para 6% no pagamento à vista. Entretanto, neste estado, o número de parcelas disponíveis é de apenas 3.
Pagamento do IPVA
O método de pagamento varia em cada lugar, e no site do Detran, você encontrará todas as informações sobre como emitir as guias de parcelamento e o calendário de pagamento específico do seu estado.
Além disso, alguns sites oferecem a opção de parcelar o IPVA em até 12 vezes, embora essa alternativa geralmente resulte em juros adicionais.