CNH

Qual a melhor CNH, categoria A, B ou AB? Saiba qual delas tirar

Entenda as principais diferenças e vantagens das categorias A, B e AB da Carteira Nacional de Habilitação

Imagem do autor
Cadastrado por

Samara Cinobio

Publicado em 19/01/2024 às 8:54
Notícia
X

A Carteira Nacional de Habilitação é um documento crucial para quem deseja conduzir veículos no Brasil, e seu processo de obtenção e manutenção visa garantir que os condutores tenham os conhecimentos necessários para trafegar de maneira segura e responsável.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) abrange diversas categorias, as quais determinam os tipos de veículos que o condutor está habilitado a dirigir. As categorias mais usuais englobam A (motos), B (carros), C (caminhões), D (ônibus) e E (veículos pesados com reboque).

Dito isso, confira qual categoria pode ser mais eficiente para o que você precisa.

Conheça as diferenças entre as categorias da CNH

Nesta matéria, abordaremos a diferença entre a categoria A, B e AB.

Categoria A

A categoria A da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é destinada à condução de motocicletas e ciclomotores. Portanto, se você possui a categoria A em sua CNH, está autorizado a conduzir veículos de duas ou três rodas, como motos, motonetas, ciclomotores e triciclos.

Categoria B

A categoria B da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é uma das categorias mais comuns e abrange a condução de veículos automotores com peso bruto total de até 3.500 kg.

Os veículos permitidos nesta categoria são: Carros de passeio; Caminhonetes; Utilitários esportivos (SUVs); Vans. 

Categoria AB

A CNH AB engloba duas categorias em um único documento. Isso implica que o condutor pode obter simultaneamente a habilitação para duas categorias distintas.

Anteriormente, essa prática não era permitida, e os condutores eram obrigados a realizar o processo de habilitação separadamente para cada categoria desejada.

Uma significativa vantagem desta categoria é a economia para o motorista no momento de pagar pela CNH AB.

Isso ocorre porque o condutor precisa realizar apenas um exame de aptidão física e mental, bem como uma única avaliação psicotécnica, consolidando os requisitos necessários para ambas as categorias, o que resulta em uma economia financeira em comparação com o processo separado para cada categoria.

Com informações do site Gringo.

Tags

Autor