PAGAMENTO IPVA 2024: Como saber se o veículo está com IPVA atrasado?
Entenda a melhor forma de quitar o seu IPVA
Para os donos de veículos, o começo do ano sempre é marcado pelo pagamento do IPVA. Para não comprometer o pagamento, é crucial que os proprietários se informem a respeito das datas e fomas de pagamento estabelecidos nos estados.
Em caso de não pagamento, além de pagar multa e juros pelo IPVA atrasado, seu nome poderá ser colocado na Dívida Ativa.
Confira, nesta matéria, as principais informações para o seu veículo ficar em dia.
Como saber se tenho dívida ativa do meu IPVA?
Estar registrado na Dívida Ativa indica que você possui um débito pendente com alguma entidade governamental, seja federal, estadual ou municipal.
Isso sugere que possivelmente deixou de quitar algum imposto, taxa ou multa. Logo, ao não efetuar o pagamento do IPVA, um tributo estadual, é possível que seu nome seja inserido na Dívida Ativa.
Para verificar se seu nome consta na lista de devedores, é necessário acessar o site da Procuradoria Geral do Estado. Para isso, utilize o mecanismo de busca, como o Google, e insira termos como "dívida ativa + UF do estado".
Caso você não pague o IPVA, outras consequências serão atribuídas ao proprietário, como:
- Pagamento de multa;
- Proibição de fazer o licenciamento;
- Apreensão do veículo;
- Nome sujo.
Como pagar IPVA atrasado?
Caso o IPVA esteja em atraso e você deseje regularizar a situação, é necessário acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado ou do Detran.
Em ambos os casos, será necessário emitir uma guia de pagamento, a qual já incluirá as multas e juros correspondentes, além de apresentar uma nova data limite para quitação.
Após efetuar o pagamento, o prazo para que o nome do devedor seja removido da Dívida Ativa é de 6 dias.
Após esse intervalo, o proprietário do veículo já está apto a realizar o pagamento obrigatório referente ao licenciamento anual do veículo.
IPVA vencido à vista ou parcelado? Veja o que é melhor
A decisão dependerá do seu planejamento financeiro. Se você dispõe do montante necessário para quitar o débito de uma só vez, isso é vantajoso, pois resolve a pendência imediatamente.
No entanto, se não possui o valor total, é recomendável evitar contrair uma nova dívida para cobrir outra.
Optar pelo parcelamento do IPVA atrasado pode ser uma alternativa viável, mas é crucial incluir esse compromisso no seu planejamento financeiro mensal.
Afinal, o parcelamento se tornará uma dívida fixa por um período determinado. Analisar sua situação financeira e tomar decisões alinhadas com seu orçamento é fundamental.