Quem tem nome sujo vai perder o Bolsa Família? Entenda
Notícias falsas sobre o possível cancelamento do programa devido ao nome sujo tem circulado na web
Uma notícia falsa tem circulado na web e gerado preocupações para os benefíciários do Bolsa Família que tem o CPF negativado, o popular "nome sujo".
QUEM TEM O NOME SUJO VAI PERDER O BOLSA FAMÍLIA?
Não é verdade que quem tem o nome sujo vai perder o Bolsa Família, a confusão tem sido gerada devido a uma notícia dada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
No último mês de 2023, o MDS divulgou a Instrução Normativa SENARC/MDS de número 33. Essa instrução definiu as normas relacionadas às pendências nos Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) daqueles registrados no Cadastro Único (CadÚnico) para o Bolsa Família.
A partir desse mês de janeiro, a medida estabelecida determina que a presença de dados inconsistentes nos documentos acarretará em bloqueios para as famílias atualmente beneficiadas pelo programa Bolsa Família.
Se a situação não for corrigida dentro de seis meses, os benefícios serão cancelados. Segundo informações do MDS, aproximadamente 100 mil CPFs de participantes do Bolsa Família em todo o Brasil apresentam pendências.
COMO SABER SE MEU BOLSA FAMÍLIA FOI BLOQUEADO?
É aconselhável que os cidadãos estejam atentos às mensagens recebidas nos extratos de pagamento do programa, nos aplicativos do Bolsa Família e do Caixa Tem.
O governo federal tem emitido alertas sobre as inconsistências identificadas nos CPFs do titular do benefício ou de membros da família.
BOLSA FAMÍLIA 2024: faça ISSO se você quer MANTER o seu BENEFÍCIO
.