Pesagem Bolsa Família 2024: saiba quem precisa fazer e até quando
A pesagem do Bolsa Família é um procedimento realizado para atualizar informações e garantir a veracidade dos dados dos beneficiários do programa social

A pesagem do Bolsa Família é um procedimento realizado para atualizar informações e garantir a veracidade dos dados dos beneficiários do programa social.
Durante a pesagem, as famílias inscritas no Bolsa Família são convocadas para comparecerem a postos de saúde ou outras instituições, onde são submetidas a exames e avaliações médicas, principalmente crianças menores de 7 anos e mulheres grávidas.
Essa prática visa assegurar que os critérios de elegibilidade, como renda e situação de vulnerabilidade, sejam atendidos.
QUEM PRECISA FAZER A PESAGEM DO BOLSA FAMÍLIA?
A obrigatoriedade da pesagem do Bolsa Família abrange:
- crianças menores de 7 anos;
- gestantes e mulheres de 14 a 44 anos que são beneficiárias do programa.
ATÉ QUANDO PRECISA FAZER A PESAGEM DO BOLSA FAMÍLIA?
A pesagem é um critério essencial para a continuidade do benefício e deve ser realizada semestralmente, uma vez no primeiro e outra no segundo semestre do ano.
Os demais requisitos para a manutenção do Bolsa Família incluem:
- garantir o calendário de vacinação atualizado para crianças de 0 a 7 anos;
- assegurar a matrícula e frequência escolar de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, com presença mínima de 85% (para alunos de 6 a 15 anos) e 75% (de 16 a 17 anos);
- e atualização anual dos dados junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e II).
Essas condicionalidades permitem ao governo federal identificar famílias que podem estar encontrando dificuldades para acessar serviços de educação e saúde.
Nesses casos, essas famílias recebem atenção prioritária da assistência social para auxiliá-las a retomar o acesso regular a esses serviços.
.