IPVA

É melhor pagar o IPVA à vista ou parcelado? Saiba a opinião de especialistas

O calendário de pagamentos do IPVA 2024 já está disponível em vários estados do Brasil, e para aqueles que já estavam cientes e conseguiram guardar dinheiro, surge a dúvida: é melhor parcelado ou à vista?

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 09/01/2024 às 18:05
Notícia
X

O mês de janeiro é o período em que começam os pagamentos de impostos e o acerto de contas com os governos estaduais.

O calendário de pagamentos do IPVA 2024 já está disponível em vários estados do Brasil, e para aqueles que já estavam cientes e conseguiram guardar dinheiro, surge a dúvida: é melhor parcelado ou à vista?

Em 2024, alguns contribuintes poderão ganhar descontos, uma vez que o preço de carros usados diminuiu, registrando uma queda de aproximadamente 4,26% até o mês de novembro, segundo o IBGE.

Veja qual é a melhor forma de pagamento por estado:

As regras de parcelamento e descontos variam em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal, de acordo com o portal O Globo.

Confira qual é a melhor forma de pagamento por estado:

Vale a pena pagar à vista:

Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Não vale a pena pagar à vista:

O Distrito Federal oferece 0% de desconto à vista e pode ser parcelado em até 6 vezes. Santa Catarina também oferece 0% de desconto à vista e parcelamento em até 3 vezes.

Para determinar a melhor forma de pagamento, foram considerados a porcentagem de desconto no valor à vista e a quantidade de parcelas disponíveis em cada estado.

Para quem não se programou

Segundo Rafael Haddad, educador financeiro do C6 Bank, se o contribuinte não se organizou em 2023, o ideal é parcelar.

Além disso, dependendo do estado, pode ser vantajoso devido aos descontos oferecidos e à maior quantidade de parcelas disponíveis.

Fonte: O Globo.

Confira também:

Tags

Autor