Quando vai ser o Carnaval de 2024 no Brasil? Confira período de festa no Brasil
A determinação da data do Carnaval é baseada no calendário da Igreja Católica, pois o evento tem uma ligação com a Páscoa, as estações do ano e o calendário lunar.

Apesar do início do novo ano já ter ocorrido, é comum entre os brasileiros afirmar que o ano realmente começa após o Carnaval.
Mas em 2024, quando será essa celebração? A data usualmente varia, ocorrendo geralmente em fevereiro, mas eventualmente caindo em março - como aconteceu em 2022, por exemplo.
Em qual data está marcado o Carnaval?
Neste ano, o Carnaval ocorrerá na primeira quinzena de fevereiro, nos dias 10, 11, 12 e 13, sendo sábado, domingo, segunda e terça-feira, respectivamente.
Já a Quarta-Feira de Cinzas, que simboliza o término do Carnaval e o início da Quaresma para a Igreja Católica, será em 14 de fevereiro de 2024.
Resumindo:
- 10, 11 e 12 de fevereiro de 2024: Período Pré-Carnaval
- 13 de fevereiro de 2024: Feriado de Carnaval
- 14 de fevereiro de 2024: Quarta-Feira de Cinzas
Por que a data varia?
A determinação da data do Carnaval é baseada no calendário da Igreja Católica, pois o evento tem uma ligação com a Páscoa, as estações do ano e o calendário lunar.
A festividade deve acontecer 47 dias antes do feriado religioso, sendo a terça-feira de Carnaval celebrada 40 dias antes do Domingo de Ramos. No entanto, a própria Páscoa é determinada a partir do equinócio.
O equinócio marca o momento em que o dia e a noite têm a mesma duração, aproximadamente 12 horas. Esse fenômeno ocorre duas vezes ao longo do ano: inicialmente por volta do dia 20 de março e, posteriormente, entre os dias 22 e 23 de setembro.
A definição eclesiástica estabeleceu que a Páscoa aconteceria anualmente no primeiro domingo após a primeira Lua cheia subsequente ao equinócio de março. Isso explica a variação de data tanto da Páscoa quanto do Carnaval a cada ano.
Feriado ou ponto facultativo?
Apesar de muita gente acreditar que é um feriado, o Carnaval não é considerado um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo.
Isso implica que nenhuma empresa é obrigada a conceder folga aos seus funcionários nesse período ou que o comércio feche, por exemplo.
Contudo, devido à importância cultural e expressividade no Brasil, é comum que os horários de trabalho e a oferta de serviços sejam, pelo menos, modificados durante esses dias.
Fonte: Nsc total.
Confira também: