ALZHEIMER

Relação entre H. pylori e risco de Alzheimer é identificada por pesquisadores

Estudo e sugere que o próximo alvo na luta contra o Alzheimer pode estar no estômago, em vez de no cérebro

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 29/12/2023 às 10:08
Notícia
X

Uma equipe de pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá, identificou uma possível associação entre a bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) e um aumento no risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer.

H. PYLORI X DOENÇA DE ALZHEIMER

Em estudo recente, os pesquisadores exploraram as potenciais conexões entre infecções estomacais e seus efeitos no cérebro.

Observou-se que a H. pylori, uma das infecções mais prevalentes globalmente, pode elevar o risco de doença de Alzheimer em mais de 10% entre adultos mais velhos.

A H. pylori é responsável por problemas estomacais em dois terços da população mundial, ocasionando infecções bacterianas associadas a sintomas como indigestão, gastrite e úlceras.

RESULTADOS DO ESTUDO:

Os pesquisadores analisaram dados de saúde de mais de quatro milhões de indivíduos no Reino Unido com mais de 50 anos, e concluíram que aqueles que apresentavam sintomas de infecção por H. pylori tinham um risco 11% maior de desenvolver Alzheimer.

..

Esperamos que as nossas descobertas forneçam uma visão sobre o possível papel da H. pylori na demência, de modo a permitir o desenvolvimento de novas estratégias de prevenção, como programas de erradicação individualizados, para reduzir as infeções a nível populacional
autor principal do estudo e investigador da McGill, Paul Brassard

O estudo mais recente foi publicado neste mês na Alzheimer’s & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association e sugere que o próximo alvo na luta contra o Alzheimer pode estar no estômago, em vez de no cérebro.

Doença de Alzheimer: prevenção, tratamentos, mitos e verdades

Citação

Esperamos que as nossas descobertas forneçam uma visão sobre o possível papel da H. pylori na demência, de modo a permitir o desenvolvimento de novas estratégias de prevenção, como programas de erradica&cced

autor principal do estudo e investigador da McGill, Paul Brassard

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor