Doença

Síndrome de Burnout: Conheça os principais sintomas da condição e saiba como é feito o diagnóstico

A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico provocado pela exaustão extrema, invariavelmente associada ao ambiente de trabalho de um indivíduo.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 28/12/2023 às 18:23 | Atualizado em 28/12/2023 às 18:27
Notícia
X

O conceito de burnout, originado do inglês, representa um estado de falha de funcionamento devido à exaustão de energia.

Pode-se interpretar esse termo como uma síndrome que exibe características relacionadas a respostas a estressores laborais crônicos.

A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico provocado pela exaustão extrema, invariavelmente associada ao ambiente de trabalho de um indivíduo.

Conhecida também como "síndrome do esgotamento profissional", ela impacta quase todos os aspectos da vida de uma pessoa.

Essa condição é uma consequência direta do acúmulo excessivo de estresse, tensão emocional e demandas profissionais, sendo especialmente prevalente em profissões com pressão constante, como médicos, publicitários e professores.

Sintomas de síndrome de Burnout

Os efeitos do burnout incluem uma depressão profunda, requerendo acompanhamento médico regular. A tendência é que essa síndrome se torne mais comum, e seu diagnóstico é realizado por meio de consulta médica com um psicólogo ou psiquiatra.

Os sintomas dessa síndrome podem se manifestar de forma física, psíquica ou emocional, incluindo fadiga mental e física, dores musculares, alterações respiratórias e até pensamentos suicidas.

Quais profissões é mais comum a síndrome?

Em profissões que envolvem altos níveis de estresse e pressão, como policiais, bombeiros, professores, bancários, publicitários, atendentes de telemarketing, médicos e enfermeiros, o burnout é mais comum.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico envolve o reconhecimento do paciente sobre a necessidade de ajuda, sendo alcançado através de diálogo com um psicólogo ou psiquiatra, que analisa o histórico, o relato e a relação do paciente com o trabalho.

O tratamento da síndrome de burnout inclui medicamentos para tratar sintomas, acompanhamento terapêutico constante e o apoio da rede de familiares, amigos e colegas.

Mudanças nos hábitos, como atividade física regular, alimentação equilibrada, meditação e exercícios de respiração, são recomendadas para evitar recaídas e promover uma recuperação completa.

Fonte: Ministério da Saúde.

Confira também:

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor