CONCURSO NACIONAL UNIFICADO: Inscrições devem iniciar no próximo mês; saiba mais
A Fundação Cesgranrio será responsável por conduzir o processo seletivo.

As inscrições para o Concurso Nacional Unificado estão programadas para janeiro, segundo os portais Folha Dirigida por Qconcursos.
O contrato com a banca organizadora já foi firmado, e a expectativa é que o edital seja divulgado entre os dias 20 e 22 de dezembro. A Fundação Cesgranrio será responsável por conduzir o processo seletivo.
Caso o edital seja publicado conforme o planejado, o cronograma estabelecido pelo Governo Federal deverá ser seguido, com as seguintes etapas:
- Provas: até março de 2024;
- Resultado final da etapa unificada: até maio de 2024;
- Curso de formação, quando aplicável: até julho de 2024;
- Posse dos novos servidores: até agosto de 2024.
Uma reunião com a banca será realizada no Rio de Janeiro nesta semana para alinhar a condução e organização do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
As provas serão aplicadas em 180 cidades nas cinco regiões do país.
Fonte: Gran concursos Online.
Resumo do CPNU
- Institutos: mais de 20 órgãos do Executivo Federal;
- Situação atual: banca contratada;
- Banca: Fundação Cesgranrio;
- Cargos: diversos;
- Escolaridade: níveis médio e superior;
- Vagas: 6.640;
- Remuneração: até R$23.579,71.
O Concurso Unificado, também conhecido como "Enem dos Concursos", visa centralizar os editais autorizados neste ano.
A proposta do governo é realizar uma única prova no primeiro trimestre de 2024, democratizando o acesso ao serviço público, similar ao modelo do Enem, abrangendo diversas cidades, não apenas as capitais estaduais.
Diversos órgãos federais confirmaram participação no Concurso Unificado, totalizando 6.640 vagas. O processo terá oito blocos temáticos, abrangendo áreas como Administração e Finanças Públicas, Setores Econômico, Infraestrutura e Regulação, Educação, Saúde, entre outros.
Os candidatos poderão concorrer a diferentes oportunidades dentro de um mesmo bloco, pagando apenas uma taxa de inscrição.
Será possível se inscrever em apenas um bloco temático, escolhendo as carreiras desejadas por ordem de prioridade, desde que atendam aos requisitos necessários.
Confira também: