Cachorros

CACHORRO PODE COMER MAMÃO? Veja se a fruta pode ser consumida por cachorros

Durante o verão, muitos donos buscam frutas refrescantes para seus cães, surgindo a dúvida se podem incluir o mamão na dieta de seus pets.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 09/12/2023 às 21:30
Notícia
X

Ao longo do tempo, a alimentação dos cães foi influenciada pelos hábitos humanos, incluindo a incorporação de frutas como lanches ou sobremesas.

Durante o verão, muitos donos buscam frutas refrescantes para seus cães, surgindo a dúvida se podem incluir o mamão na dieta de seus pets.

Embora algumas frutas e legumes sejam saudáveis, nem todos são apropriados para cães, podendo ser tóxicos ou causar intolerâncias. Portanto, é importante entender como o mamão se encaixa nesse cenário.

Mamão e Cães

O mamão, uma fruta de sabor doce e baixa caloria, pode ser consumido pelos cães com segurança. Contudo, é importante evitar que o cão ingira a casca ou as sementes, pois podem ser prejudiciais.

A ingestão acidental dessas partes não é motivo para pânico, mas é melhor prevenir, já que a casca contém muitas fibras, difíceis de digerir e que podem causar desconforto intestinal. Além disso, os caroços contêm ácido cianídrico.

Fonte: Patas da Casa.

Benefícios do Mamão para Cães

O mamão é conhecido por suas propriedades laxativas, algo que beneficia tanto humanos quanto cães na regulação intestinal.

A quantidade apropriada varia de acordo com o cão, então comece com porções pequenas e aumente gradualmente. As fibras presentes na polpa do mamão ajudam na formação de fezes saudáveis, promovem a saciedade e auxiliam na saúde da flora intestinal dos cães.

Além disso, o mamão é uma fonte rica em vitamina C, superando até mesmo a laranja, e também contém vitamina A, cálcio, potássio, magnésio e papaína, tornando-o um alimento nutritivo para cães.

Receitas de Petiscos Gelados de Mamão para Cães
O mamão pode ser servido ao natural, mas em dias quentes, petiscos gelados são uma ótima opção. Lembre-se de retirar a casca e as sementes antes de preparar as receitas!

Receita: Sorvete de Mamão e Banana

Ingredientes

1 mamão papaya sem casca e sementes, 1 banana sem casca, iogurte natural sem açúcar, forminhas para picolé.

Preparo

Bata as frutas no liquidificador até virar um creme homogêneo. Coloque nas forminhas, deixe um espaço para o iogurte e congele por 1h. Adicione o iogurte e congele por mais 24h.

Confira também:

 

Tags

Autor