Alexandre Pires é alvo de mandado de busca e apreensão de operação da PF contra o garimpo ilegal em terra Yanomami
O cantor teria recebido ao menos R$1milhão oriundos de garimpo ilegal

O cantor Alexandre Pires foi alvo de mandado de busca e apreensão pela Operação Disco de Ouro nesta segunda-feira (4). De acordo, com a investigação da Polícia Federal o artista teria recebido ao menos R$1 milhão de uma mineradora que realiza garimpo ilegal em terra Yanomami.
A diligência, que faz parte de um esforço da PF para desarticular um esquema de financiamento do garimpo ilegal, foi cumprida em um cruzeiro onde Pires era uma das atrações, no litoral de Santos (SP). A informação foi primeiramente veiculada pelo portal Metrópoles. A assessoria de imprensa do cantor ainda não se pronunciou.
.
De acordo com a Polícia Federal, o esquema funcionaria para “lavar” a cassiterita explorada ilegalmente na terra indigena, declarando-a como originária de um garimpo regular no Rio Tapajós, em Itaituba (PA)
“Foram identificadas transações financeiras que relacionariam toda a cadeia produtiva do esquema, com a presença de pilotos de aeronaves, postos de combustíveis, lojas de máquinas e equipamentos para mineração e laranjas para encobrir movimentações fraudulentas”, informou a corporação, em nota.
*com informações de O Globo