GREVE SP: Haverá uma nova greve de ônibus em São Paulo nesta sexta-feira (1)? Acompanhe as últimas notícias
Entenda disputa pelo comando do SindMotoristas e saiba se vai ter greve dos ônibus em São Paulo amanhã (1).
Após o fim da paralisação do Metrô, passageiros dos ônibus começaram a criar dúvidas a respeito da realização de uma nova greve em São Paulo, nesta sexta-feira (1).
O possível motivo seria a disputa pelo comando do Sindicato de Motoristas e Cobradores de Ônibus de São Paulo (SindMotoristas).
GREVE DE ÔNIBUS EM SÃO PAULO: Sindicato nega
Em entrevista a Exame, foi revelado que a greve seria um "alarme falso". O sindicato teria negado o envolvimento em uma nova paralisação e os boatos seriam uma forma de descredibilizar a "chapa vencedora".
"Essa informação é um alarme falso, tudo isso envolve a eleição do sindicato. A chapa perdedora está espalhando essa fake news", informou a assessoria do SindMotoristas a EXAME.
Os representantes da categoria também afirmaram que possíveis manifestações que ocorram nesta sexta (1) não devem ser associadas ao sindicato.
"Se acontecer, serão baderneiros que vão se intitular do sindicato. Eles serão multados pela Justiça caso façam alguma coisa", comunica a assessoria.
DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA DO SINDICATO SERIA MOTIVO DA GREVE
As eleições para presidência do sindicato foram suspensas no dia 22 de novembro, pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
A pausa momentânea tem como motivo a solicitação de três das quatro chapas para o adiantamento da votação. A princípio, a chapa 4 (Resgate Raiz), comandada por Edivaldo Santiago, teria se autodeclarado vencedora com um total de 14.028 votos.
Antes da decisão final, o desembargador Marcelo Freire considerou as eleições com risco de fraude, o que levou à substituição pelo uso de urnas eletrônicas.
VAI TER GREVE EM SÃO PAULO?
O sindicato das empresas de transporte coletivo urbano de passageiros de São Paulo (Urbanuss) também afirma que não está ciente de nenhuma movimentação em relação à greve.
Para a Exame, confirmou que "As empresas estão tão surpresas quanto você. Ninguém da diretoria está sabendo. Não recebemos nenhuma informação. Existe uma briga interna no sindicato e esperamos que isso não prejudique a população".