CONCURSO FUNAI 2024: Inscrições iniciam em dezembro? Veja últimas atualizações, vagas e salário
Veja últimas notícias sobre o concurso Funai

A Fundação Nacional do Índio (Funai) confirmou sua participação no Concurso Nacional Unificado (CNU).
O edital de abertura deve ser publicado em 20 de dezembro, e as provas serão aplicadas entre o final de fevereiro e início de março de 2024.
.
VAGAS
O certame ofertará 502 vagas, distribuídas entre os níveis médio e superior. As oportunidades são para os seguintes cargos:
Nível médio: Agente em Indigenismo (152 vagas)
Nível superior: Administrador (26 vagas), Antropólogo (19 vagas), Arquiteto (1 vaga), Arquivista (1 vaga), Assistente Social (21 vagas), Bibliotecário (6 vagas), Contador (12 vagas), Economista (24 vagas), Engenheiro (20 vagas), Engenheiro Agrônomo (31 vagas), Engenheiro Florestal (2 vagas), Estatístico (1 vaga), Geógrafo (4 vagas), Indigenista Especializado (152 vagas), Psicólogo (6 vagas), Sociólogo (12 vagas), Técnico em Assuntos Educacionais (2 vagas) e Técnico em Comunicação Social (10 vagas).
Ademais, foi firmado um acordo entre servidores públicos federais e Governo Federal que prevê a criação do Plano Especial de Cargos da Funai e da carreira Indigenista.
Reestruturação da carreira indigenista
O acordo prevê a criação de dois cargos na carreira indigenista:
- Especialista em Indigenismo (atual Indigenista Especializado);
- Técnico em Indigenismo (atual Agente em Indigenismo).
A nova carreira terá natureza transversal, sendo que as atribuições dos dois cargos vão ser mantidas. Já o Plano Especial de Cargos foi criado para abrigar os servidores que hoje integram os demais cargos.
Além disso, a estrutura remuneratória foi reformulada, tomando como referência as carreiras do meio ambiente, o que implica uma atualização progressiva anual, a partir de janeiro de 2024, concluindo-se em janeiro de 2026.
Ao final do período, os cargos de nível superior terão reajuste de até 64%. Já os cargos de nível intermediário e auxiliar, receberão cerca de 10%, visto que já possuem uma estrutura remuneratória mais valorizada.