Bolsa Família

BOLSA FAMÍLIA: Por que meu Bolsa Família diminuiu o valor? Entenda o motivo e como recorrer

Muitas famílias se surpreendam ao consultar o extrato de pagamento e perceberem uma diminuição no valor do Bolsa Família

Imagem do autor
Cadastrado por

Suzyanne Freitas

Publicado em 21/11/2023 às 7:13 | Atualizado em 21/11/2023 às 11:04
Notícia
X

Em novembro, mais de 21 milhões de lares brasileiros devem ser beneficiados pelo Bolsa Família. No entanto, é possível que muitas famílias se surpreendam ao consultar o extrato de pagamento e perceberem uma diminuição no valor do Bolsa Família.

Para aqueles que tiveram o benefício cortado pela metade e estão buscando entender o motivo, nesta matéria iremos explicar por que o governo está reduzindo o valor pago para algumas famílias.

.

Por que meu Bolsa Família diminuiu o valor? 

A diminuição no valor do Bolsa Família em 2023 teve início em junho devido à implementação da Regra de Proteção, um critério que não estava presente na versão anterior do programa social.

O QUE É A REGRA DE PROTEÇÃO DO BOLSA FAMÍLIA? ENTENDA

Mas, afinal, o que é essa 'Regra de proteção'? Confira:

  • A regra lançada em junho tem como objetivo proporcionar mais estabilidade às famílias no programa, mesmo quando sua renda ultrapassa os limites estabelecidos.
  • Se algum membro da família conseguir um emprego formal e a renda mensal per capita exceder R$ 218, o Bolsa Família não é suspenso imediatamente.
  • Desde que essa renda per capita permaneça abaixo de R$ 660 por pessoa, a família poderá permanecer no programa por até dois anos, recebendo metade do valor do benefício ao qual tinham direito.
  • Essa medida busca oferecer um suporte contínuo durante o período de transição para uma renda mais elevada.

COMO RECORRER SE O VALOR DIMINUIR?

O Ministério do Desenvolvimento Social, que gerencia o Bolsa Família, enfatiza que, caso a renda da família diminua novamente após esse intervalo de dois anos, é aconselhável que procurem o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

No CRAS, devem atualizar as informações de renda e solicitar o retorno ao Bolsa Família. Ao garantir esse retorno, a família receberá prioridade na reativação do benefício ao voltar para o programa.

Tags

Autor