ALIMENTAÇÃO

Os 5 perigos de tomar refrigerante e sucos adoçados artificialmente

Nutricionista alerta que além de aumentar o risco de desenvolver diabetes, o consumo dessas bebidas está associado a doenças degenerativas e hipertensão

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Freire

Publicado em 17/11/2023 às 12:01 | Atualizado em 17/11/2023 às 12:04
Notícia
X

O prazer de saborear um refrigerante gelado ou um suco artificialmente adoçado pode ter consequências mais amargas do que se imagina.

Um estudo revelou que mais de 100 mil novos casos anuais de Diabetes Mellitus no Brasil poderiam ser evitados se o consumo dessas bebidas fosse eliminado.

O estudo analisou dados de mais de 757 mil adultos entre 2006 e 2020, provenientes do Vigitel do Ministério da Saúde, e comparou o consumo de diferentes tipos de refrigerantes e sucos artificiais, bem como a ausência desses produtos.

Concluiu-se que a taxa de crescimento anual da diabetes foi quatro vezes maior entre os consumidores dessas bebidas, representando cerca de 40% dos 300 mil novos casos anuais de diabetes.

A pesquisa foi conduzida por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Isabela Limaverde Gomes, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Fametro (Unifametro), aprofunda a análise, destacando 5 perigos associados ao consumo dessas bebidas artificialmente adoçadas.

Ela alerta para um quadro de riscos que vai além do simples aumento da incidência de diabetes.

5 PERIGOS DE TOMAR REFRIGERANTES

1. Aumento de casos de diabetes

Isabela ressalta que mais de 100 mil casos anuais de Diabetes Mellitus no Brasil poderiam ser evitados, evidenciando a urgência de repensar o consumo dessas bebidas.

2. Composição rica em açúcar e aditivos nocivos

A especialista destaca que refrigerantes e bebidas artificiais contêm quantidades significativas de açúcar, conservantes, corantes e acidulantes, contribuindo para o desenvolvimento de diversas doenças.

3. Excesso de sódio e caramelo IV

Isabela alerta para os riscos associados ao sódio em excesso e ao caramelo IV (ou caramelo sulfito-amônia) presentes em refrigerantes à base de cola, fatores que podem desencadear problemas como hipertensão.

4. Adoçantes artificiais em excesso

As versões diet, embora aparentemente mais saudáveis, podem conter adoçantes artificiais em excesso, como o aspartame, conforme destaca a nutricionista.

5. Relação com doenças degenerativas

"Alguns estudos também demonstram uma relação entre o alto consumo desses produtos ultraprocessados com a possibilidade do desenvolvimento de doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer", alerta a especialista.

 

Para Isabela, o ideal é substituir o consumo dessas bebidas por sucos de frutas naturais, que além de não possuírem esses compostos prejudiciais, são boas fontes de vitaminas e minerais.


Veja também: 7 VEGETAIS para CONTROLAR DIABETES e DIMINUIR o AÇÚCAR NO SANGUE

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor