SAÚDE

COMO ACABAR COM A RETENÇÃO DE LÍQUIDO: O que é bom para retenção de líquido no corpo?

Causada principalmente pelo consumo excessivo de sal, a retenção de líquidos provoca mal-estar e impacta o dia a dia de quem sofre com o problema

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Freire

Publicado em 09/11/2023 às 10:39 | Atualizado em 09/11/2023 às 10:47
Notícia
X

Você já se deparou com aquela sensação incômoda de inchaço nas pernas, mãos ou até mesmo no corpo como um todo? A retenção de líquidos, um fenômeno que afeta muitas pessoas, pode ser mais do que apenas uma consequência estética.

Nesta matéria, vamos tirar dúvidas sobre retenção de líquidos, esclarecendo suas principais causas e apresentando estratégias práticas sobre como acabar com a retenção de líquido.

O QUE É RETENÇÃO DE LÍQUIDO

A retenção de líquidos é um problema que afeta muitas pessoas, podendo se manifestar de diversas formas no corpo.

O inchaço nas pernas e mãos, causado principalmente pelo consumo excessivo de sal, é um sintoma comum.

Para se ter uma ideia de como o problema funciona, a ingestão nove gramas de sal gera a retenção de um litro de água no organismo.

Mas esse inchaço torna-se visível aepnas quando o excesso ultrapassa três litros, evidenciando a importância de limitar a ingestão diária de sal.

A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que se ingira no máximo cinco gramas de sal por dia.

No Brasil, entretanto, a média diária de consumo está acima de 11 gramas, sendo que 70% desse sal está presente em alimentos industrializados, incluindo doces.

OUTRAS CAUSAS DA RETENÇÃO DE LÍQUIDO

Além do consumo excessivo de sal, outros fatores que podem causar ou agravar a retenção de líquido no corpo são doenças subjacentes, como doenças renais, alguns medicamentos e até mesmo o calor.

Para as mulheres, as alterações hormonais no período pré-menstrual e durante a gravidez podem agravar a retenção de líquidos.

COMO ACABAR COM A RETENÇÃO DE LÍQUIDO?

Além de reduzir a ingestão diária de sal, a prática regular de exercícios físicos auxilia muito no combate à retenção de líquidos.

Além de contribuir para o emagrecimento, os exercícios ativam a circulação sanguínea, reduzem a glicemia e os níveis de insulina, fatores que também podem influenciar na retenção de líquidos.

Portanto, movimentar-se diariamente é necessário para manter uma circulação saudável e prevenir problemas relacionados à retenção de líquidos.

CUIDADOS COM RETENÇÃO DE LÍQUIDO

É importante ressaltar que, embora mudanças no estilo de vida, como a redução do consumo de sal e a prática de exercícios, possam ser eficazes para a retenção de líquidos associada ao cotidiano, em casos relacionados a doenças, é importante procurar orientação médica.

Em situações mais complexas, apenas o médico poderá realizar investigações aprofundadas e indicar o tratamento mais adequado para o paciente.

 

Esta matéria contém informações de Viva Bem

Veja também: 5 MELHORES CHÁS DIURÉTICOS para INCHAÇO e RETENÇÃO de LÍQUIDO

Tags

Autor