RELIGIÃO

Entenda o que é um Pai de Santo e qual a sua função

A função pode ser exercida por um Babalorixá (pai de santo) ou Yalorixá (mãe de santo)

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonam Souza

Publicado em 09/11/2023 às 9:43 | Atualizado em 09/11/2023 às 9:47
X

Com informações de Centro Astral

Muitas pessoas já ouviram falar sobre Pais de Santo, mas não sabem o que significa. Um membro extremamente importante para o candomblé e umbanda, o sacerdote é comumente tido como a "alma de um terreiro".

O Babalorixá é responsável por tudo o que acontece no espaço sagrado. Já as Mães de Santo são chamadas de Yalorixá. Os dois são responsáveis por guiar e auxiliar a vida dos seus filhos de Santo.

.

As atribuições do Pai de Santo

Nas religiões de matriz africana, para se tornar um Pai de Santo, é preciso receber um chamado espiritual, que chega através da combinação do karma de vidas passadas com o desejo de ajuda o caminho espiritual dos outros.

Mesmo assim, ainda é preciso muito estudo e muita prática como médium para se tornar um Babalorixá. Essa figura é procurada nos momentos difíceis dos seus filhos, já que é ele o responsável por manter firme o Astral deles.

O Pai de Santo deve assegurar também a manutenção do terreiro, assim como a firmeza da casa pra todos. Geralmente são pessoas atenciosas, solicitas e bem equilibradas, capazes de guiar e aconselhar os outros quando há algum problema.

LEIA TAMBÉM: Pai de Santo previu a morte de Jô Soares?

A relação do Pai de Santo com o búzios

O pai ou a mãe de santo realizam o famoso jogo de búzios, onde consultam com os orixás. O jogo mais comum consiste em um arremesso de búzios - conchas de praias de vários tamanhos.

O jogo de Búzios é um oráculo sagrado para as religiões de matriz africana, ele serve para identificar e solucionar problemas de todos os tipos, ou seja, físicos e espirituais.

Após rezar e saudar os orixás, o pai de santo conversa com as divindades e faz perguntas sobre variados assuntos. De acordo com a disposição dos búzios na mesa, ele faz uma análise da resposta.

Tags

Autor