DENGUE

VACINA DA DENGUE: Presidente Lula negou a compra da vacina da dengue do Japão?

Vacina da dengue: governo Lula adiou compra da vacina? Entenda decisão do ministério da Saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

Emanuel Gomes

Publicado em 08/11/2023 às 9:00 | Atualizado em 08/11/2023 às 9:10
X

Uma vacina da dengue fabricada por um laboratório japonês não poderá ser utilizada pelo Governo Federal no programa de imunização da rede pública.

Segundo a pasta, mesmo sendo aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ainda são necessárias outras análises antes de disponibilizar o imunizante contra a dengue pelo SUS.

>> NOVA VACINA DENGUE: veja quem pode tomar a nova vacina contra dengue

Entenda a decisão de Lula sobre vacina da dengue do Japão e saiba valor do imunizante

Após a decisão do Ministério da Saúde gerou críticas por parte dos opositores, que afirmam que a gestão Lula estaria negligenciando a prevenção da doença.

Entenda, a seguir, qual é a vacina da dengue do Japão, qual o preço e por que o Governo Federal não vai utilizá-la neste momento.

Vacina da dengue do Japão

A vacina da dengue do Japão, batizada de "Qdenga",  foi desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda e recebeu aprovação da Anvisa em março deste ano.

O imunizante obteve eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo, e pode ser aplicada em pessoas com idade entre 4 e 60 anos.

No entanto, integrantes do Ministério da Saúde afirmam que o imunizante ainda precisa passar por análises internas antes de ser incorporado à rede pública.

Esse processo é realizado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

>> QDENGA: Nova vacina contra a dengue chega ao Brasil na próxima semana

Nesse estudo, a entidade analisa aspectos como “eficácia, efetividade, segurança e impacto econômico da nova tecnologia com base nas melhores evidências científicas disponíveis”. 

Enquanto a Conitec estipula prazo de análise de medicamentos de 180 dias, podendo ser prorrogado por mais 90, a empresa japonesa Takeda acredita que o processo deve levar até 18 meses.

Valor da vacina da dengue

De acordo com reportagem do Estadão, a vacina já está sendo comercializada.

Em estabelecimentos de São Paulo, o imunizante pode ser encontrado por valores entre R$ 425 e R$ 478.

O esquema completo de vacinação é feito com duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

Vacina da dengue foi aprovada pela Anvisa

Apesar da aprovação da vacina japonesa pela Anvisa, o secretário Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Carlos Gadelha, disse ao O Globo que a prioridade é fortalecer a produção nacional.

Hoje, o imunizante brasileiro é desenvolvido pelo Instituto Butantan, que iniciou as pesquisas em 2009 e ainda não chegou a um desenvolvimento completo. 

A previsão é que o estudo da vacina nacional seja enviado para análise da Anvisa somente no final de 2024.

Isso significa que a vacina da dengue brasileira só deve ser disponibilizada em 2025.

Vacina dengue 2025

Carlos Gadelha defende que o complexo industrial da saúde é estratégico e ajuda a salvar mais de 200 mil vidas.

"Por isso, a análise da vacina da dengue segue essa perspectiva de desenvolvimento tecnológico para cuidar das pessoas".

Por outro lado, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alexandre Naime Barbosa, alertou para o alto número de mortes em decorrência da dengue em 2023, e defendeu urgência na viabilização do imunizante.

"Isso poderia ser reduzido caso uma vacina fosse implementada. Esperar uma vacina do Instituto Butantan pode custar vidas, principalmente dos grupos mais vulneráveis."

"O ministério deve ter sensibilidade para entender que essa vacina é necessária o mais imediatamente possível para alguns grupos", disse o infectologista.

Críticas ao Governo Lula

Nas redes sociais, opositores passaram a criticar o Governo Federal, nas pessoas do presidente Lula e da ministra Nísia Trindade, afirmando que o Planalto estaria negligenciando a imunização dos brasileiros.

Veja alguns relatos sobre a vacina da dengue:

VEJA ESTE CONTEÚDO RELACIONADO: Lula diz que não vai aceitar ‘imposições’ da União Europeia

Tags

Autor