Caldo de Cana

DOENÇAS QUE O CALDO DE CANA AJUDA A COMBATER: Veja quais são os BENEFÍCIOS DO CALDO DE CANA para a saúde do corpo e saiba como consumir corretamente

Saiba também como consumir o caldo de cana para favorecer a saúde do corpo

Imagem do autor
Cadastrado por

Brenda de Barros

Publicado em 06/11/2023 às 15:55 | Atualizado em 08/11/2023 às 11:10
Notícia
X

Embora o Brasil seja o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, a bebida feita a partir dela é consumida por apenas uma parcela da população.

Isso pode ser atribuído, em parte, ao receio de algumas pessoas devido à associação do caldo de cana com o açúcar.

No entanto, muitos desconhecem os diversos nutrientes e benefícios que o caldo de cana oferece.

BENEFÍCIOS DO CALDO DE CANA

Veja a seguir quais doenças o caldo de cana ajuda a combater.

1. Aprimora o desempenho e a recuperação de praticantes de atividade física

Uma pesquisa realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) constatou que o consumo do caldo de cana foi benéfico para jogadores de futebol, tanto nas categorias de base quanto na equipe profissional da Associação Atlética Caldense, localizada em Minas Gerais.

Os atletas experimentaram melhorias no desempenho e mantiveram a massa muscular. Os resultados se devem à eficácia da bebida na reposição de carboidratos armazenados nos músculos como glicogênio, uma fonte essencial de energia durante o exercício, ajudando a combater a fadiga.

2. Contribui para a desaceleração do processo de envelhecimento

O caldo de cana e outros derivados da cana-de-açúcar contêm compostos antioxidantes que ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres, que aceleram o envelhecimento celular, aumentando o risco de doenças como Alzheimer e Parkinson.

Esses compostos incluem flavonoides, a flavona lignana, bem como os ácidos clorogênico e cumárico.

3. Auxilia na regulação do metabolismo

O alto teor de manganês presente na bebida não apenas auxilia na regulação do metabolismo, mas também promove o desenvolvimento da estrutura óssea e melhora a absorção de nutrientes pelo organismo.

4. Contribui para a prevenção da anemia por deficiência de ferro

A anemia ferropriva representa 90% dos casos de anemia. O caldo de cana é rico em ferro, um mineral essencial para o transporte de nutrientes e oxigênio pelo sangue. A falta de ferro pode levar a sintomas como fadiga, perda de apetite, palidez e tontura.

Quem não pode consumir caldo de cana?

Aqueles que têm diabetes ou pré-diabetes devem evitar o consumo dessa bebida, pois ela tende a elevar os níveis de açúcar no sangue.

Além disso. pessoas que estão acima do peso, sofrem de obesidade, têm doença renal crônica ou esteatose hepática, também conhecida como gordura no fígado, devem considerar evitar o caldo de cana, a menos que tenham recebido a aprovação de um profissional de saúde.

COMO CONSUMIR CALDO DE CANA?

Apesar de proporcionar todos esses benefícios, o caldo de cana é altamente calórico, com um copo de 250 ml contendo 125 calorias. Assim, seu consumo deve ser moderado.

Não existe uma quantidade ou frequência precisas estabelecidas para o consumo, pois isso depende dos hábitos alimentares e atividades físicas de cada indivíduo.

No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a ingestão de açúcares livres, que engloba açúcar, caldo de cana, xaropes, mel e outros, não exceda 10% das necessidades calóricas diárias.

REFERÊNCIAS

Caldo de cana é boa opção para quem treina; veja benefícios e como consumir - Viva Bem UOL (Acesso em 06/11/2023)

* A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.

Tags

Autor