6 PLANTAS QUE NÃO GOSTAM DE SOL: Conheça plantas que não precisam do sol diretamente
Algumas espécies de plantas não precisam de sol direto e até se desenvolvem melhor na sombra
Desde a infância, aprendemos que a luz solar é a fonte de energia no processo de fotossíntese para a sobrevivência das plantas.
Entretanto, algumas espécies de plantas não precisam de sol direto e até preferem a sombra ou a meia-sombra.
Esse tipo de planta é ideal para pessoas que gostam de decorar casas e jardins com folhagens e flores que não precisam estar diretamente expostas ao sol.
Esse é um fenômeno natural, a exemplo do cacto, que se desenvolve nas regiões áridas, com pouca sombra e exposição direta ao calor e à luz solar.
Veja 6 espécies de plantas que não precisam de sol.
Essas são ideais para que as pessoas que desejam planejar a decoração de casa ou do jardim, perfeitas para ambientes internos e com iluminação indireta.
Espada-de-São Jorge
...
Planta de origem africana, também chamada de Espada-de-Ogum, é bem versátil, porque aceita a exposição direta ao sol, mas consegue se adaptar muito bem à meia-sombra.
A Espada-de-São Jorge é ideal para ambientes fechados, porque é compacta e tem crescimento vertical.
Pacová
O pacová ou babosa-de-pau é uma planta legitimamente brasileira, com folhas verdes escuras e largas.
Essas plantas se desenvolvem em ambientes de sombra ou meia-sombra. Mas, tem um ponto em importante: não suporta temperaturas muito baixas e as folhas podem ser tóxicas para cães e gatos.
...
A Aglaonema é uma planta originária de regiões tropicais da Ásia. Também pode ser encontrada em florestas tropicais e pântanos.
Outra característica é que se desenvolve melhor na sombra e aguenta bem o frio. As folhas têm uma tonalidade verde, com tons de rosa e vermelho. Para regar, só quando a terra aparentar estar bem seca.
Lírio-da-paz
...
O lírio-da-paz é uma planta com origem na América Central e adaptada ao calor e a umidade da região equatorial. Essas plantas herbáceas apresentam folhagem ovalada e verde-escura. Já as flores, são brancas levemente perfumadas em forma de espádice.
Essas plantas vivem melhor em meia-sombra. Nas temperaturas abaixo de 15ºC, o crescimento pode ser paralisado.
Jiboia
...
Essa planta tem nome da serpente por ser uma trepadeira que se enrosca onde pode. A jiboia é originária da Oceania, com uma folhagem com formato de coração, onde a coloração vai do verde-claro ao escuro.
A jiboia se desenvolve muito bem em ambiente de luz indireta, mas também aceita a luz solar. Ela é ideal para compor a decoração da parte de dentro da casa.
Samambaia
...
A samambaia é uma das queridas dos lares brasileiros, elas são uma planta pré-histórica. Por conta disso, se adaptam a qualquer espaço, tanto meia-sombra, quanto sombra total, precisando apenas de muita umidade.
A folhagem volumosa da samambaia faz com que seja ideal para ser pendurada ou colocada em prateleiras altas.
FONTE: Globo Rural.